METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
Por: kyash • 6/4/2016 • Monografia • 10.880 Palavras (44 Páginas) • 255 Visualizações
INDICE
DEDICATÓRIA 2
AGRADECIMENTOS 3
RESUMO 6
CAPITULO I – METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO 7
1.1 Introdução 7
1.2. Identificação do Problema 7
1.2.1. Problema 8
1.3. Hipóteses 9
1.4. Objectivos 10
1.4.1. Objectivo geral 10
1.4.2. Objectivos específicos 10
1.5. Metodologia 11
1.6. Constrangimentos na Investigação 11
1.7. Estrutura do Trabalho 12
CAPITULO II – LEITURA BIBLIOGRÁFICA 13
2.1. Contextualização Teórica 13
2.2. Ciclo Motivacional 16
2.3. Importância da Motivação 18
2.4. Motivação Intrínseca e Motivação Extrínseca 18
2.5. Motivação de Trabalhadores 19
2.6. Motivação e Remuneração 20
2.7. O que desmotiva os trabalhadores 21
2.8. Teorias de Motivação 22
2.9. A Hierarquia das Necessidades Segundo Maslow 22
2.10. A Teoria dos Dois Factores de Herzberg 26
2.11. A Teoria da Motivação/Higiene 28
2.11.1. Teoria Egr de Alderfer 30
2.11.2. Erg Theory e Maslow 31
2.12. Teoria de Necessidades de Mcclelland 31
CAPITULO III - ESTUDO DE CASO - O HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO (ÁREA ADMINISTRATIVA) 33
3.1. A "Empresa" Hospital Central de Maputo 33
3.2. Apresentação Geral do HCM e o Seu Perfil 34
3.3. Composição da Direcção 35
3.4. Liberalização dos Privados na Prestação dos Cuidados de Saúde 35
3.5. Departamentos e Serviços com Internamentos 36
3.6. Distribuição do Pessoal por Diferentes Categorias 36
3.7. Especialidades Médicas e Cirurgicas Oferecidas 37
3.8. Inquérito Conduzido no Seio do Pessoal Trabalhador do HCM 38
CAPITULO IV - ANALÍSE E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS 40
4.1. Resultado das Entrevistas e Validação de Dados 40
CAPITULO V - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 46
5.1. Conclusões 46
5.2 Recomendações 47
6. Bibliografia 49
RESUMO
No presente trabalho, abordar-se áa problematica do aumento dos níveis de produtividade empresarial, na prespectiva que «a motivação» poderá ser principal factor para um bom desempenho do trabalhador. Para a obtenção de níveis de produtividade elevados, qualquer gestor deverá primeiramente garantir e criar, condições para proporcionar motivação nos trabalhadores.
Neste trabalho vai-se analisar as diferentes teorias de motivação, e estudar de que forma as mesmas favorecem ou resultam num impacto negativo na produtividade do trabalhador, dentro do contexto empresarial Moçambicano.
Para o efeito vai-se conduzir uma investigação dentro do paradigma fenomenológico, o carácter exploratório, com a condução de entrevistas para se apurar a percepção da população a ser entrevistada, que incluirá desde gestores a simples trabalhadores de uma organização não lucrativa, tendo sido escolhido o Hospital Central de Maputo. Vai-se fazer aindauma comparação dos factores das teorias de motivação existentes com os factores que forem apurados no «Survey» conduzido na população escolhida.
Com este trabalho pretende-se não só aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no programa da licenciatura a um trabalho concreto de investigação, mas também poder entender como e que os factores de motivação dos trabalhadores podem contribuir para a produtividade das organizações.
CAPITULO I – METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO
1.1 Introdução
O maior desafio para os administradores não é gerir o capital financeiro, é sim gerir o capital humano. Os gestores adequados da inteligencia das organizações trazem excelentes resultados, pois, o capital depende da força humana, e portanto, todas as empresas devem voltar-se para seus recursos humanos, porque são estes que fazem qualquer organização.
Especialmente nas pequenas empresas, a falta de gestores voltados para seus recursos humanos, tem dificultado o crescimento e o sucesso destas, dando espaço para as grandes organizações dominarem o mercado e absorverem os bons profissionais.
O presente trabalho foca este desafio , e procura realçar o que há de mais importante dentro das organizações, a sua inteligência, o seu conhecimento, isto e, as suas pessoas. Estas quando bem geridas tornam-se o diferencial que alavanca bons resultados e prosperidade para ambas as partes, empregador e empregado.
Para trabalhar a força humanade modo que todos dêem o máximo de si, é necessário ter pessoas motivadas e satisfeitas com o que fazem, assim desenvolverão com melhor qualidade as suas actividades e perseguirão objectivos com maior eficácia. Portanto, torna-se indispensável a qualquer empresa independentemente do seu porte, empreender esforços para possibilitar que as pessoas sintam-se motivadas.
1.2. Identificação do Problema
Nos últimos anos, os gestores das organizações têem se mostrado preocupados com os níveis de produtividades dos vários sectores que dirigem, chegando a conclusão de que um dos factores importantes é a motivação. A sobrevivência das organizações
...