Maketing
Por: Daiane_ribeiro • 26/3/2016 • Projeto de pesquisa • 750 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Mix de Marketing
A palavra Mix de Marketing nada mais é que a mistura, quer passar ideia de elementos que a empresa tem que exercer a função para a empresa com o Marketing. O Marketing está ligado ao conceito de empresa, e só se consegue levar um empreendimento adiante se o marketing fizer parte do planejamento da empresa, a função do mix é desenvolver um pacote que consiga satisfazer as necessidades dos clientes dentro do objetivo da empresa.
O mix de marketing é também conhecido como os 4PS, são esses quatro elementos que um bom gestor tem que trabalhar quando deseja utilizar-se do marketing, esse mix é composto por estes quatros elementos:
Produto: É qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça a necessidade de um mercado avido por atualidade, o produto inclui não só bens ou serviços, mas marcas embalagens, serviços ao cliente e outras características.
O produto deve ser exatamente aquele desejado pelo cliente, estar dentro das suas expectativas e atenda suas necessidades.
Quando iremos criar um produto devemos observar cinco níveis.
1º Beneficio: é aquele fundamental que o consumidor está comprando.
2º Produto básico: é aquele que o consumidor compra, assim são definidos os benefícios básicos dos produtos.
3º Produto real ou esperado: como nível de qualidade, características, desing, marca e embalagem, assim é considerado um conjunto de atribuições que os consumidores esperam.
4º Produto ampliado: oferecem-se serviços e benefícios adicionais.
5º Produto potencial: é constituído por todas as ampliações que esses produtos podem sofrer no futuro, é a provável evolução do produto.
Dessas quatros variáveis do mix, podemos considerar o produto como sendo a mais crítica no processo decisório, as empresas tem administrar suas marcas como um dos seus principais patrimônios.
Preço: É o volume de dinheiro por produto ou serviço, preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto.
O consumidor quando compra um produto paga o preço e recebe os benefícios dele, o preço nada mais é uma parte do custo total que os clientes pagam, isso também inclui várias outras variáveis.
O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um grande elemento na determinação da participação de uma empresa e de sua rentabilidade.
Na determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa muito simples, é preciso considerar que quando posicionado o preço de um produto ou serviço é um fator prioritário ao sucesso do plano de marketing. Quando se elabora uma estratégia de preço de um produto, deve-se considerar alguns pontos, ele deve ser o suficientemente alto, para se obter lucro, não pode ser tão alto que desestimule a compra. Ele deve ser necessariamente baixo, para que seja atrativo, mas também não deve demasiadamente baixo, pois assim pode depreciar o produto, se não o cliente pode pensar que tem algo de errado.
Praça: também é conhecido como um ponto de venda ou canal de distribuição e pode ser descrita como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições. O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, num local onde ele possa compra-lo no momento certo.
As decisões de distribuição estão ligadas diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos ao longo prazo.
São várias as formas de distribuição. As principais são:
Distribuição direta: Ocorre quando o produto ou serviço vende diretamente ao consumidor, algumas empresas utilizam as chamadas lojas de fábrica, isso significa que os fabricantes vendem direto pra o consumidor.
...