Marx Capítulo 1
Por: Juno Pato • 29/6/2015 • Monografia • 350 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
O Equilíbrio Walrasiano é um conjunto de preços onde cada consumidor escolhe sua cesta de consumo satisfazendo a restrição orçamentária e onde a demanda se iguala à oferta em cada mercado. Também o equilíbrio walrasiano tem de ser necessariamente uma solução eficiente, de forma que o ótimo de pareto a ser alcançado pelas trocas depende da dotação inicial dos recursos na economia de trocas.
Isto não é possível quando os agentes são racionais e preferem mais a menos. Após negociarem, seu nível de utilidade será pelo menos igual ao inicial.
A alocação inicial não era Pareto-eficiente uma vez que ainda havia espaço para ganhos de trocas
De acordo com o 2º teorema do bem-estar é possível que uma alocação Pareto-eficiente possa vir a ser alcançada através de um equilíbrio competitivo (ou walrasiano) desde que as preferências dos agentes sejam convexas e que seja possível realocar as dotações iniciais.
O 2º teorema do bem estar social afirma que desde que as condições de convexidade das preferências e dos conjuntos de produção sejam verificadas, toda a alocação eficiente no sentido de Pareto é um equilíbrio de mercado para uma distribuição adequada das dotações iniciais. Isso implica que os problemas de distribuição e justiça podem ser resolvidos realocando-se as dotações iniciais e deixando o mercado competitivo gerar uma alocação de consumo eficiente.
É possível que um agente esteja melhor em uma alocação não eficiente do que em uma alocação que seja eficiente. O que não é possível é que todos os agentes estejam simultaneamente melhores em uma alocação que não é eficiente comparativamente a uma alocação que seja eficiente.
A taxa marginal de substituição A é constante e igual a TMSa = -3. Isso indica que esse consumidor está disposto a abrir mão de até 3 unidades de y para adquirir uma unidade adicional de x.
A taxa marginal de substituição de B é TMSb = -1/3, o que indica que esse consumidor aceita ceder uma unidade de x desde que receba ao menos 1/3 unidades de y em troca. Assim, qualquer alocação com yA>0 e xB >0 será ineficiente, pois, quando isso ocorre,
...