Meio ambiente
Por: fernandas2 • 25/11/2015 • Artigo • 836 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
Quando o mercado é amplo ou restrito, é preciso escolher fatores para competir, mas não ambos. Os aspectos qualidade e atendimento ao cliente são considerados básicos, essenciais, portanto hoje nem contam mais como diferencial. É necessário então buscar uma característica inovadora que o consumidor valorize muito na hora da aquisição, pela inovação tecnológica contida ou então o desenvolvimento de produtos ou processos que apresentem excelente desempenho ambiental.
“Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou explicitas” (Kotler, 2000)
Citando algumas razões para que o novo contexto dos produtos e ou serviços e melhoria do desempenho ambiental nas organizações:
- Maior satisfação do cliente;
- Melhoria da imagem da organização;
- Conquista de novos mercados;
- Redução de custos;
- Melhoria do desempenho da empresa;
- Redução de riscos;
- Maior permanência do produto no mercado;
- Maior facilidade na obtenção de financiamentos;
- Maior facilidade na certificação;
A Responsabilidade social representa a postura da empresa quando às suas ações de caráter e justiça social como, por exemplo, o cumprimento dos direitos trabalhistas, a transparência quanto às informações prestadas, a diversidade de recursos humanos, perspectivas profissionais para mulheres e minorias étnicas, respeito à informação dos trabalhadores, as oportunidades de treinamento, banimento do trabalho infantil, entre outros.
- A empresa voluntariamente decide a contribuir com objetos distintos de seu âmbito de atividades para fazer uma sociedade mais justa, contribuindo para o desenvolvimento social, ambiental do país.
“A responsabilidade social das empresas consiste na integração
voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas
suas operações e na interação com a comunidade. (...) (TOMASEVICIUS,
(“2003, p. 46).”
Ela abrange todas as atividades não ligadas ao objeto social, mas que gera benefícios para a comunidade, tanto a comunidade interna da empresa, que são aqueles que trabalham na empresa, como investimento em higiene, cursos de atualização, quanto à externa, que seriam as demais pessoas da sociedade, como patrocínio a eventos culturais.
Verifica-se que a proteção ambiental passou a ser uma necessidade das pessoas e clientes da empresa e que, para sobreviver, as organizações estão se estruturando para atender melhor a este aspecto, criando áreas especificas para atuar interna e externamente em melhorias de desempenho ambiental.
A consciência sobre meio ambiente só fará a empresa sobreviver se ela não agredir a sociedade (representada pela comunidade de entorno, órgãos ambientais, mídia, ONGs) com a poluição do ar, o comprometimento, de recursos hídricos e descarte de resíduos sólidos de forma não permitida e fabricação de produtos agressivos ao meio ambiente. Cada vez mais, aumentam as exigências da sociedade quanto á sua qualidade de vida, muito influenciada pela qualidade ambiental, demonstrada por meio de práticas produtivas “mais limpas”, do extrativismo sustentável dos recursos naturais, incluindo-se o consumo de água.
Existem impactos ambientais que podem ser causados pela atividade da empresa alterando a qualidade do ar e ambiental.
Sendo alguns eles:
- Emissão de gases para a atmosfera (atenção especial para gases relacionados, com efeito, estufa)
- Material particulado e odor.
- Descarte
...