Metodologia IGP- M 2010
Por: Pâmela Gomes • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
Metodologia IGP- M 2010
O IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado – teve como seu primeiro princípio ser um indicador para corrigir diversos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós-fixada acima de um ano, logo após passou a ser um índice que é utilizado para correção de contratos de aluguel e como controlador econômico de algumas tarifas como a taxa de energia elétrica.
Sua base de metodologia estrutural é a mesma do IGPD-I, o que resulta a média ponderada de três índices: o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), o Índice de Preços por Atacado (IPA-M) e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC-M). O que difere o IGP-M/FGV e o IGP-DI/FGV é que as variações de preços consideradas pelo IGP-M/FGV referem ao período 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência e o IGP-DI/FGV refere-se a período do dia 1º ao dia 30 em referência. A cada 10 dias a FGV divulga as variações prévias que irão compor o índice referente ao período completo analisado.
No mês de outubro do ano de 2010 a taxa IGPM variou em 1,10% , ou seja, os aluguéis que completaram um ano de vencimento naquele mês de outubro tiveram um reajuste de 1,10% que já foi praticado no mês seguinte. Sendo assim no ano de 2010 a inflação medida pelo indicador acumula alta de 11,32%, que até hoje é o maior avanço anual na inflação medida pelo indicador desde 2004.
Bibliografia:
www.sitedaeconomia.com.br
www.wikipedia.com.br
www.economia.ig.com.br
www.economiauol.com.br
...