Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração
Por: Christiano Pedreira • 11/8/2018 • Exam • 542 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AA6
Período – 2013/2
Disciplina: Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração
Coordenador da Disciplina: Ana Paula Poll
Aluno:
Matrícula:
Polo:
1)Elabore um pequeno texto (com no mínimo uma página e no máximo três, fonte 12 e espaçamento entre linhas: simples) explicando em que consiste a pesquisa qualitativa e em que medida ela se distingue da pesquisa quantitativa. Em seu texto explore a possibilidade do emprego das duas metodologias numa mesma pesquisa. Não se esqueça de acrescentar as referências bibliográficas em uma folha a parte. Você poderá usar autores e fontes variadas.
Na investigação de um problema pode se fazer um pesquisa qualitativa ou quantitativa. A pesquisa qualitativa é mais ligada a dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. Os métodos qualitativos se assemelham a procedimentos de interpretação dos fenômenos que empregamos no nosso dia-a-dia, que têm a mesma natureza dos dados que o pesquisador qualitativo emprega em sua pesquisa. Os recursos mais usados na pesquisa qualitativa são as entrevistas semiestruturadas em profundidade, observação em campo, entrevistas por telefone, etc. A pesquisa qualitativa é ótima para analisar em profundidade dados já quantificados e já estabelecidos. Neste tipo de pesquisa, a interpretação especializada é outra característica fundamental. A imprevisibilidade caracteriza o desenvolvimento desse tipo de pesquisa, já que seus aspectos não podem ser quantificados, as informações obtidas não são comprovadas e os pesquisadores envolvidos apresentam conhecimentos parciais e limitados. A pesquisa qualitativa é, então, criticada pelo empirismo, subjetividade e intuição do pesquisador. É considerado um método indutivo de pesquisa. A pesquisa qualitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente quanto a um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, analisar o modo de trabalho da concorrência, indicar as melhores ações para uma campanha de marketing, etc.
A pesquisa quantitativa é a mais utilizada no mercado e prioriza apontar a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população. Elas são mais precisas e podem ser úteis para decisões mais acertadas. As formas de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão à entrevista individual e os questionários, e muitos outros recursos, sempre com perguntas objetivas e muito claras. Assim podemos dizer que ela leva em consideração a objetividade, ou seja, seus resultados podem ser quantificados por meio da análise dos dados e a utilização de ferramentas estatísticas.
...