Modelo de gestão
Por: shetamara • 10/5/2015 • Artigo • 473 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
MODELOS DE GESTÃO
A empresa Cartona Cartão Photo Nacional Ltda foi fundada em 1927, por João José Monegaglia, tinha um foco industrial e operava visando à produção e não o mercado, por isso no primeiro momento passou a investir em desenvolvimentos de produtos e distribuição. A empresa iniciou produzindo capas de cartão para fotografias de formaturas e casamentos, mas com o passar do tempo e com a popularização da fotografia, as capas se transformaram em álbuns fotográficos.
As atividades de uma empresa geralmente estão divididas em departamentos, e é uma das formas de organização de modo mais eficiente e com melhores resultados para os objetivos da empresa, os departamentos existentes na empresa Cartona eram, departamento financeiro, de compras, vendas, marketing, e comercial.
Quanto à classificação da empresa Cartona ao setor produtivo ela é do Setor Secundário, que é voltado à produção, e ao setor da sociedade ela é do Segundo Setor, que se utiliza de recursos próprios para fornecer serviços para a população.
Em fevereiro de 1997 veio a falecer o Sr. Ricardo Monegaglia, fazendo com que seus filhos Ricardo, Rodolpho e Rodrigo, assumissem do dia para a noite o papel de Administradores da empresa Cartona, e o primeiro desafio deles, foi reunir todos os profissionais que trabalhavam na empresa, e garantir a eles que a empresa continuaria funcionando, sob a direção deles, e que lutariam para dar continuidade ao trabalho que o Sr. Ricardo vinha desenvolvendo ao longo dos anos, mas para isso precisavam contar com a ajuda de todos. Depois, se organizaram quanto as áreas de atuação que cada um deveria seguir, sendo que Ricardo assumiu o cargo de Diretor Industrial e de Compras, Rodolpho Diretor de Marketing Comercial e Rodrigo tornou-se Diretor Financeiro e Administrativo.
Não foi uma tarefa fácil, no começo o sentimento foi de medo e dúvida, pois a partir daquele momento a empresa estava sob a administração deles, que não tinham muita experiência, por isso muitos duvidaram que eles fossem capazes de administrar a empresa, conseguindo manter bons resultados.
Até então não haviam sentido uma responsabilidade tão grande, era difícil tomar algumas decisões sem muitas referências, por isso tiveram a humildade de buscar ajuda de pessoas com mais experiência, que funcionaram como consultores.
Mas apesar das dificuldades, por outro lado tinham a facilidade para tomar decisões mais rápidas, pois tinham mais liberdade, e não precisavam do aval de outra pessoa, e naquele momento era tudo o que precisavam. E mesmo com alguns duvidando da capacidade deles, a grande maioria dos colaboradores da empresa acreditavam no potencial que eles tinham, e estavam abertos a mudanças, por isso deram um voto de confiança e apoio que eles precisavam.
Na situação em que se encontravam a flexibilidade e comunicação foram as principais habilidades dos gestores, pois conseguiram se adaptar com a situação que se depararam, e o uso de uma boa comunicação também favoreceu bastante.
...