TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de pre projeto

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE

PRÉ-PROJETO DE TCC

        

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

Principais políticas públicas destinadas a agricultura familiar com ênfase: PRONAF, ATER, PAA e PNAE.

Dêivide de Jesus Leite

Rio Verde – GO

2017

Dêivide de Jesus Leite

 

 

 

Principais políticas públicas destinadas a agricultura familiar com ênfase: PRONAF, ATER, PAA e PNAE.

 

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia como requisito básico para a conclusão do Curso de Tecnologia em agronegócio.

Orientador: Jesiel Souza Silva

 

  

 

 

 

 

 

Rio Verde – Go

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        1
  2. JUSTIFICATIVA        2
  3. OBJETIVOS        3

3.1 GERAL        3

3.2 ESPECÍFICOS        3

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA        4
  2. CRONOGRAMA        5
  3. REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Principais políticas públicas destinadas a agricultura familiar com ênfase: PRONAF, ATER, PAA e PNAE.

Ao referir-se ao Pronaf, Ater, Paa e Pnae, logo de imediato nos vem à mente que se trata de programas assistências destinados a beneficiar o pequeno produtor ou agricultor familiar, este é um assunto muito falado, mas em aspectos gerais pouco conhecido. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) proporciona linhas de créditos individuais ou em grupos, talhados entre agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com menor taxa de inadimplência nos financiamentos e com juros abaixo dos sistemas de crédito do país.

Entre as principais políticas públicas, destaca-se o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele é uma maneira que o Governo Federal encontrou para minimizar a fome e a pobreza do Brasil, através da agricultura familiar, beneficiando assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, para aquisição de alimentos em parcerias com Estados e Municípios, com objetivo de agregar valor ao produto e estimular os processos para a comercialização.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fornece auxílio e consultoria, expressas através de políticas públicas distintas para cada área, afim de atender a demanda de um público alvo que possuem interesses incomum. A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) tem como objetivo ampliar a renda, melhorar e contribuir para o crescimento da economia local das famílias rurais, através da tecnificação dos sistemas de produção, facilitar o acesso aos recursos disponíveis e garantir a sustentabilidade no campo. 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae estima que pelo menos 30% dos recursos do FNDE sejam repassados destinados a alimentação escolar, o objetivo é comprar alimentos advindos da agricultura familiar para alimentação de alunos das escolas da rede pública de ensino. A preferência para aquisição dos alimentos, sempre que possível, deverá dar prioridade ao mesmo município, dando preferência as escolas municipais, assentamentos de reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

Hoje em dia, mesmo com ajuda do Governo Federal, dispondo várias políticas públicas voltadas para agricultura familiar, somente a que temos são suficientes? Há necessidade criar novas políticas públicas? Ou o que falta é informação precisa para a pessoa certa? Buscaremos analisar e interpretar as dificuldades para obtenção destes benefícios e quem de fato está sendo favorecido.

  1. JUSTIFICATIVA

Talvez, seja difícil dizer o motivo, pelo qual, existem muitos pequenos agricultores familiares leigos, no que diz respeito às políticas públicas. A uma série de questões sociais que interferem no acesso a informação, a grande maioria das famílias do campo buscam extrair apenas o suficiente para sobrevivência e alimentação do meio em que vivem, sem se preocupar com a produção excedente, uma possível tentativa para solucionar as principais dificuldades, encontradas. A disponibilização do conhecimento, aproximando o pequeno produtor a soluções tecnológicas, onde ficam claras no manejo adequado das culturas, financiamento de equipamento, consultoria técnica especializada, afim de aumentar a qualidade de vida do trabalhador rural e a economia local de forma sustentável, rentável e segura.

  1. OBJETIVOS

Procurar identificar os principais problemas enfrentados pelos agricultores familiares na aquisição dos programas de beneficiamento e políticas públicas, onde está concentrado a grande parte dos beneficiados inseridos no PRONAF, ATER, PNAE, PAA.

3.1 GERAL 

Saber quais as regiões que possuem maior participação das políticas públicas PRONAF, PNAE, PAA, ATER. As principais dificuldades que o pequeno produtor tem encontrado para participarem dos programas.

3.2 ESPECÍFICOS  

Identificar a quantidade de famílias que estão inseridas nas políticas públicas PRONAF, PNAE, PAA e ATER. Quais as regiões do país possuem maior participação e relevância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com