Modelos de Liderança na Organização
Por: Solange Frota • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.590 Palavras (15 Páginas) • 221 Visualizações
Sumário
1. Avaliação de Desempenho 1
1.1. Estrutura da avaliação 1
2. Modelo de Liderança 2
2.1. Modelos de Liderança na Organização 4
3. Cargos e Salarios 4
3.1. Cargos e Salários na Organização 5
4. Os Objetivos 6
4.1. Tabela de Análise SWOT: 7
5. Plano de Desenvolvimento Pessoal 7
5.1. Custos de Aplicação e tempo para formação da equipe 8
5.1.1. Equipamentos 8
5.1.2. Desenvolvimento: 8
5.1.3. Custo de mão de Obra: 9
5.1.4. Tempo de contratação e critérios 10
5.2. A Aplicação do Plano de Desenvolvimento Individual 11
5.2.1. Mapeamento do processo e dos comportamentos 11
5.2.2. Fornecimento de feedback aos gestores 12
5.2.3. Aplicação do PDI e Acompanhamento do Gestor 12
5.2.4. Conclusão do PDI 12
5.2.5. Continuidade 13
6. Resultados Esperados 13
7. Riscos para o Sucesso 14
8. Anexos......................................................................................................................15
- Avaliação de Desempenho
A Decathlon utiliza o método de avaliação de desempenho de pesquisa de campo, que permite uma avaliação com maior imparcialidade e focada no desempenho individual de cada colaborador. Esta avaliação, apesar de ser mais custosa no quesito financeiro e de tempo, é a mais promissora entre os modelos existentes, pois permite ao gerente ter o conhecimento amplo do desempenho de sua equipe e individual e trabalhar no desenvolvimento de seus colaboradores.
- Estrutura da avaliação
A avaliação de desempenho da Decathlon, é feita em conjunto entre o colaborador e seu gerente. Esta avaliação é estruturada em duas etapas:
EID (Entrevista Individual de Decisão) – Realizada mensalmente pelo próprio colaborador, onde ele deve citar as ações tomadas para alcançar seus objetivos. Este documento é passado ao gerente, que irá avaliar os resultados do colaborador e fornecer o feedback sobre os eixos de progressão, indicando as forças identificadas, os pontos de melhoria e dar direcionamento sobre as próximas etapas que o colaborador deve seguir para seu desenvolvimento.
As reuniões mensais são agendadas com antecedência, levando em consideração a disponibilidade do Gerente e do colaborador e aborda as metas estabelecidas para ele, com base na função do colaborador e nos objetivos individuais estabelecidos na avaliação anual.
EAR (Entrevista Anual de Resultados) – No início de cada ano, os colaboradores participam da avaliação anual, onde é analisado o desempenho do último ano, comparando-o ao resultado anterior, e são avaliados os objetivos individuais, para identificar se foram alcançados, continuam em desenvolvimento e/ou se devem ser mudados.
É feito o levantamento dos resultados mensais e ocorre a avaliação das competências técnicas e comportamentais do colaborador (Saber fazer e saber ser).
Uma vez que o gerente identifica que o colaborador conseguiu alcançar seus objetivos individuais, para avançar em seu plano de carreira, ele leva a proposta à comissão avaliadora (colegial), que irá decidir se o profissional está apto para uma mudança de função, se deve receber alguma bonificação e o que ainda deve ser desenvolvido.
Além das reuniões formais da avaliação de desempenho, os gerentes realizam reuniões mensais, onde podem tomar decisões sobre colaboradores que não estejam alcançando seus objetivos e estabelecer novas estratégias para o desenvolvimento ou decidir pelo seu desligamento.
- MODELO DE LIDERANÇA
Ao longo da história, grandes líderes deixaram suas marcas, tanto negativas quanto positivas, à frente de conquistas ou no comando estratégico de guerras devastadoras e ao mesmo tempo, promovendo a paz, a justiça e o desenvolvimento humano. Pessoas comuns, como Adolf Hitler que deu início ao nazismo e a morte de milhares de inocentes, disseminando o seu ódio aos judeus, ou pessoas como Madre Teresa de Calcutá, beatificada e seguida por milhões de pessoas pela cura Inexplicável de uma enferma com câncer.
No mundo contemporâneo, o líder ainda continua tendo um papel importante, liderando pessoas ou grupos, na conquista de objetivos individuais ou coletivos.
Os líderes são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização, liderança não é uma tarefa simples, e envolve o desenvolvimento de competências como : ética, compromisso, postura, respeito, ter percepção para oportunidades e traçar estratégias, saber delegar atividades, etc.
Cada vez mais, empresas estão buscando diferenciais para maior competitividade, líderes com perfil que mais se enquadre com a realidade da empresa e alto investimento em treinamentos da gerência, para que estes, aperfeiçoem suas habilidades e tenham melhores resultados.
...