TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo Fonte de Frustração

Por:   •  6/11/2020  •  Dissertação  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

MÓDULO 1

UNIDADE 1

  • 1.2 – Fonte de Frustração

- Após entrevistar trabalhadores, Tarkel identificou sentimentos negativos relacionados ao trabalho na maioria das pessoas. Ele ficou tão impressionado que publicou o seguinte trecho em seu livro:

‘’Os tipos de poder que o líder pode exercer são:

  1. Poder legítimo = Exercido por meio de autoridade formal, proveniente do cargo que o lidre ocupa.
  2. Poder sobre recompensa =  Concessão de prémios ou recompensas – materiais ou não – que influenciam o comportamento dos indivíduos ou do grupo.
  3. Poder de coerção = Exercido por meio de punições.
  4. Poder de referência = Capacidade de influenciar pessoas por meio de características pessoais que são admirados.
  5. Poder de competência = Similar ao poder de referência, porém baseia-se nos conhecimentos e nas habilidades do líder.

-> 1.3 – Insatisfação do funcionário

- Infelicidade no trabalho faz com que os trabalhadores tornem-se pessoas desmotivas e pouco produtivas.

- A baixa produtividade do funcionário   GERA uma perda de receita QUE LOGO impactam na economia.  

- Evitar que todo esse processo ocorra, é função da GESTÃO DE PESSOAS. 

- Gestão de pessoas = Baseiam – se no fato de que o desempenho de uma organização (equipe) depende da contribuição de pessoas que a compõe e da forma como elas estão organizadas,  de como são estimuladas, capacitadas e mantidas em um lugar de trabalho adequado.  Atualmente, a prática de gestão de pessoas está mudando indicando um modelo de estimulo ao significado do trabalho as pessoas. Ou seja, recompensar o trabalho/equipe pelos resultados obtidos.

  • 1.4 – Conflitos

- Além de oferecer ambientes adequados p/ a produtividade dos trabalhadores, o grande desafio da gestão de pessoas é fazer com que eles se sintam bem nas suas atividades. Devemos evitar conflitos entre os interesses pessoais desses trabalhadores (objetivos, sonho, desejo) e os interesses corporativos (o que convém a empresa/metas de produtivas).

- Conflito Radical = INTERESSE CORPORATIVO X INTERESSE DOS FUNCIONÁRIOS.

- Quando ocorrem o conflito radical, os gestores fazem de tudo para impor o interesse corporativo, ou seja, os gestores usam sua autoridade para punir os que não cumprem suas ordens e os gestores usam sua autoridade para premiar os que se mostram passivos e obedientes.  Diante desse confronto, a sensação é de que os gestores ganharam a luta com os funcionários, mas na verdade todos saem perdendo, principalmente a empresa.  

- Os funcionários se tornam altamente produtivos, colocam seu talento, criatividade e comprometimento no trabalho quando são ‘bonificados/contemplados’ em seus interesses e objetivos pessoais.

- Frederick Taylor, um dos pioneiros do estudo da administração, preocupou-se com os conflitos radicais, mas adotou uma visão chamada utópica. Ele propôs que cada trabalhador fosse remunerado de acordo com a sua produtividade, acreditava que partilhando os resultados do processo produtivo com os trabalhadores, a organização poderia satisfazer o interesse corporativo e o interesse dos trabalhadores.

- Esse método Taylorista, multiplicou grandemente a produtividade. Mas, não conseguiu acabar com os conflitos de interesses entre trabalhadores X lideres. Alguns funcionários se sentiram explorados. A politica de salários mais altos não é suficiente para garantir a motivação do trabalho, principalmente quando os métodos de trabalho/produação são considerados desumanos.

- Uma remuneração justa ajuda a evitar a desmotivação do funcionário,.

- Anos após Taylor, outros estudiosos desenvolveram propostas que visavam a total integração dos interesses corporativos X dos trabalhadores, ou seja, um bom tratamento aos funcionários e um bom ambiente de trabalho. Mesmo com tudo isso, sempre haverá momentos em que os interesses corporativos e os interesses individuais dos funcionários não irão ‘bater/coincidir’,

- A gestão de pessoas busca  construir uma situação em que sejam admitidas diferenças de interesse, no entanto, criar um confronto radical. Para atingir esse objetivo, é preciso que as organizações adotem politicas e praticas de gestão adequadas.

UNIDADE 2:

- Dentre as mudanças  da sociedade e nos modelos de gestão organizacional, destacamos os seguintes:

1) A busca da motivação e do comprometimento de todos os funcionários.

2) A adoção do regime de múltiplas tarefas.

3) O investimento na educação continuada.

4) A adoção de estruturas horizontais de trabalho baseadas na cooperação e no ajustamento mútuo.

5) A ênfase no compartilhamento de responsabilidades com o funcionário.

6) A adoção da gestão participativa.

7) A descentralização das decisões relativas a gestão de pessoas.

- No passado as tarefas simples e repetitivas podiam ser desempenhadas sem que os funcionários estivessem motivados com seu trabalho e comprometidos com o sucesso da empresa. Atualmente, as tarefas simples e repetitivas são atribuídas a maquinas, não existem cargos que a motivação não seja o fator principal de seus ocupantes e a politica de gestão de pessoas precisa ser aplicada de forma eficaz a todos os funcionários, INDEPENDENTE do cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com