NICOLY CHRISTINE DE MELO SOUZA PRODUTO
Por: nicoly.souza2 • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 79 Visualizações
QUESTÃO 1 (6 PTS): Considerando o modelo clássico:
(a) (2 Pts): Apresente as funções de oferta agregada clássica e demanda agregada clássica, ambos para o longo prazo, ou seja, apresente os determinantes de cada uma dessas funções.
A oferta agregada clássica corresponde ao total de produto que as empresas e famílias estão dispostas a oferecer em um determinado período de tempo, a um determinado padrão de preços. A longo prazo o nível de preços (variável monetária) não afeta a variável real (nível de produção), se resumindo à uma dicotomia clássica.
Já a demanda agregada clássica se refere ao consumo, investimento, gastos do governo (despesas), exportações líquidas e outras possíveis variáveis. Resumindo a demanda agregada refere-se ao montante do gasto total com bens e serviços domésticos em uma economia,é a despesa total planejada.
(b)(2 Pts): Apresente o gráfico de determinação do equilíbrio entre a oferta agregada clássica e a demanda agregada clássica, respeitando suas respectivas inclinações.
[pic 1]
(c) (2 Pts): Suponha que o governo decida por uma política monetária expansionista (queda nas taxas de juros, diminuição das reservas compulsórias, compras de títulos públicos, por exemplo), ou seja, que faça aumentar o volume de moeda (M) em circulação na economia. Segundo o modelo clássico, esse tipo de política seria eficiente para estimular crescimento econômico? Justifique sua resposta.
Geralmente quando o governo decide adotar uma política monetária expansionista é quando a economia se encontra em recessão, essa política de expansão monetária serve como um estimulo para o crescimento econômico. Com essa política os recursos na economia acabam aumentando e consequentemente também aumentando o consumo, a renda, a produtividade industrial e, por consequência, o PIB do país. Portando de acordo com o modelo clássico essa política seria adequada, não causando tantos riscos.
...