NOVAS INSTRUÇÕES SOBRE TRABALHO EM CAMPO DE CONSULTORIA
Por: Renata Nunes • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
NOVAS INSTRUÇÕES SOBRE TRABALHO EM CAMPO DE CONSULTORIA
Após as quatro rodadas de atendimento dos grupos, seguem abaixo algumas instruções e “recomendações” sobre a elaboração e preenchimento dos relatórios do trabalho.
A primeira delas é que depois de ter revisto os campos dos relatórios, decidi mantê-los praticamente na íntegra, modificando apenas o
PROPOSTA DE CONSULTORIA, onde o item “A Metodologia a Ser Empregada” mudou simplesmente para “Metodologia Empregada”, uma vez que se refere àquilo que já foi realizado na primeira visita (novo documento postado).
Com relação a essa Metodologia, o próprio formulário traz indicativos do que se trata, mas reestudem e utilizem os slides da Aula 4, em especial o da Metodologia das Quatro Perguntas. Certamente vocês realizaram essa coleta dos dados, portanto adaptem as respostas e considerações realizadas àquela modelagem para preenchimento nos relatórios.
COM RELAÇÃO AOS RELATÓRIOS RELATÓRIOS DE VISITA PROSPECTIVA OU ORDINÁRIAS não são RELATÓRIOS DE DIAGNÓSTICO: naqueles se relatam as falas, conversas (no 1º caso, o que ouviram) e impressões e conclusões dessas conversas (no 2º caso, o que concluíram). Alguns grupos foram instruídos de que estão colocando o diagnóstico nesses primeiros relatórios, mas, lembrando do modelo médico-paciente, nas visitas se toma a temperatura, checase por medição que a pressão arterial está alta, e no Diagnóstico é que se vai colocar o que aqueles resultados apontam: stress apenas, problema cardíaco, sedentarismo...
O Problema Objeto da Consultoria Este campo está no RELATÓRIO DE VISITA PROSPECTIVA e se repete no RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO PRELIMINAR: neste último vocês vão repetir o conteúdo daquele se após as considerações do grupo o problema detectado for o mesmo do primeiro relatório. Caso real, um dos grupos teve uma primeira impressão de problema e solução na empresa visitada, que seria treinamentos para empregados, mas constatou depois que o real problema era do gerenciamento da liderança: nesse caso, só o treinamento não resolverá a situação. Da mesma forma, se repetirá no RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO a Descrição da Metodologia aplicada e inscrita no Diagnóstico Preliminar.
O último documento, PROPOSTA DE CONSULTORIA – uma espécie de consolidado de todo o trabalho -, funciona também como um exercício para dar conhecimento a vocês de como é esse documento, assim, não se preocupem com os campos Preço, Forma de Pagamento, Rescisão e Validade da Proposta, que não são o caso pro nosso objetivo. Por fim, quando da entrega dos relatórios físicos finais, vocês vão me entregar essa PROPOSTA DE CONSULTORIA com um carimbo e assinatura de ateste e aceite da empresa, não da proposta em si, óbvio, mas da finalização do trabalho.
Prof Carlos José dos Santos Filho
...