No livro ''Escrever e Argumentar''
Por: Edivan Filho • 7/6/2019 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 646 Visualizações
Uma das situações emocionais mais difíceis da vida é a argumentação. Diversas vezes em discussões percebemos que os participantes destas utilizam-se dos ''argumentos'' para machucar a pessoa que tem uma ideia que não é igual à sua. É exatamente isso que um argumento não é. Argumento é a prova que serve para afirmar ou negar um fato e seu desenvolvimento é extremamente necessário para que o processo de convencimento aconteça, tanto para fazer pessoas conhecerem sobre o assunto abordado quanto para fazer pessoas mudarem o seu entendimento que já tinham sobre o assunto. Sabendo disso, existem estratégias para uma boa argumentação.
Como mencionam Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias no livro ''Escrever e Argumentar'', o processo de argumentação pode ser feito de diversas maneiras ditas estratégias. A primeira delas consiste em responder uma pergunta de forma à colocar em seguida as razões pelas quais a problemática acontece e então esclarecer e elucidar essas razões. Seguindo em paralelo a este modelo, uma das estratégias de argumentação consiste em colocar à tona o problema demonstrando o quão grande é o estrago que ele causa e então apresentar uma ou mais soluções para tal, essas que são medidas que em tese viriam não só para chamar a atenção para o que deve ser feito como para chamar a atenção de quem deve fazê-lo.
O terceiro modelo consiste em colocar à frente um assunto controverso. Por isso, são apresentados argumentos divergentes, ou seja, positivos e negativos, para que então, seja feita uma avaliação considerando ambos para uma tomada de decisão. Em quarto e em quinto, temos os modelos de comparação e de exemplificação. Esse primeiro visa identificar pontos próximos ou não entre dois elementos e baseando-se nisso, manifesta-se uma posição sobre o assunto. No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão em exemplos representativos, os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la.
Entendendo estas estratégias, devemos nos inserir no contexto de uma cultura de argumentação e debate que deve ser perpetuada. Devemos lembrar que as pessoas são o que elas acreditam, sejam ideias, estados etc e por isso, o processo de argumentação dentro de uma discussão deve ser respeitoso e compreensivo justamente para que juntos, busquemos sempre evoluir. Afinal, entender que as vezes os nossos argumentos não são os melhores e mudar de ideia, não nos torna fracos e sim, seres pensantes que buscam algo maior do que estar certo para simplesmente ganhar uma discussão.
...