O Artigo Logistica
Por: Renata Trajano • 26/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.497 Palavras (10 Páginas) • 315 Visualizações
Centro Estadual de Educação Tecnológica
Paula Souza
Faculdade de Tecnologia de Lins Prof. Antônio Seabra
Curso Superior de Tecnologia em Logística
ELOÁ DA SILVA DINIZ TONON
ESTER MARIANA PRESTES JORGE
FABÍOLA CAMPOS CLARO
FLAVIELLY KATRINE HENRIQUE RIBEIRO
JÚLIA TRAJANO DE LUNA
ARMAZENAGEM
LINS/SP
1º SEMESTRE/2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS DA ARMAZENAGEM 3
3. IMPORTÂNCIA DA BOA ARMAZENAGEM PARA AS EMPRESAS 3
4. PROCEDIMENTOS DA ARMAZENAGEM 4
4.1. CLASSIFICAÇÃO 4
4.2. CODIFICAÇÃO 4
4.3. LOCALIZAÇÃO 4
5. SISTEMAS DE ARMAZENAGEM 5
5.1. CENTRALIZADO 5
5.2. DESCENTRALIZADO 5
6. UNITIZAÇÃO DE CARGAS 6
6.1. SISTEMAS DE UNITIZAÇÃO 6
6.1.1. Pré-lingagem 6
6.1.2. Paletização 6
6.1.3. Conteinerização 6
6.2. BENEFÍCIOS PARA A ARMAZENAGEM 6
7. CUSTOS DA ARMAZENAGEM 7
7.1. TIPOS DE CUSTOS EM UM ARMAZÉM 7
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIA 9
INTRODUÇÃO
Com o aumento do fluxo de produção das empresas, a necessidade de uma boa armazenagem é cada vez mais relevante nos processos de custeio das organizações, já que quanto mais se produz maior então é a necessidade de estocagem de matéria prima, principalmente por conta do tempo variável de entrega dos fornecedores, mas de nada vale essa atividade logística se os produtos e materiais estocados não forem tratados com a devida atenção. Esse zelo aparece no processo de armazenagem, que cuida especificamente da qualidade dos itens estocados, podendo ser matéria prima, peças de reposição, produtos inacabados e também os produtos finais. Expedição e movimentação desses materiais também fazem parte dessa atividade. Sendo assim, esse trabalho tem por finalidade expor conceitos relacionados ao processo de armazenagem, dispostos em capítulos para que ao fim haja uma maior compreensão da necessidade da atividade e também de suas técnicas, visando sempre o maior controle possível de gastos e uma organização tanto eficiente quanto eficaz nas empresas. Iniciando-se pelos objetivos da armazenagem, e pela sua relevância nos processos administrativos em uma empresa, em seguida, serão apresentados os procedimentos de controle de um armazém, Sistemas de organização de armazéns, sistemas de unitização de cargas e técnicas de custeio do processo de armazenagem, ao fim ainda será possível encontrar as considerações finais do grupo à respeito da pesquisa.
OBJETIVOS DA ARMAZENAGEM
À medida que fluxos de produção crescem, a presença de um sistema de armazenagem dentro das empresas se torna imprescindível, já que estes estão ligados diretamente à alimentação das fábricas, e à conservação de itens como matéria prima, por exemplo. Sendo assim, diferentemente de um Sistema de Controle de Estoque que trata da fiscalização de quantidades de itens, a armazenagem lida com funções como: receber produtos de um fornecedor, estocar com a melhor qualidade possível pelo tempo que for necessário, retirar produtos do estoque quando solicitado e expedi-los até seu devido lugar, visando sempre o menor custo. Para que essas funções sejam efetivadas, é necessário que o estoque funcione em sua plenitude, porém, existem três recursos em deficiência que devem observados e controlados da melhor forma, são estes: espaço, equipamentos e funcionários.
IMPORTÂNCIA DA BOA ARMAZENAGEM PARA AS EMPRESAS
Sabendo-se do impacto que a produção tem sobre a necessidade de armazenagem, é necessário que as empresas reconheçam seu valor e invistam em sistemas de controle, que em sua maioria são sistemas de informações, paralelamente a equipamentos, funcionários e instalações, que por sua vez geram custos que devem ser observados. Entretanto, a armazenagem em si, vai muito além de gastos e se mostra uma necessidade para qualquer empresa independentemente de seu fluxo de produção.
Com o tempo, armazéns perderam a imagem de ser apenas um local para guardar materiais, e passaram a ser reconhecidos como uma importante atividade tanto para a produção, quanto para demais áreas da empresa, como a contabilidade por exemplo. Tendo em conta a visão de que armazéns têm espaço suficiente para acondicionamento de itens e também para a movimentação e fluxo de entrada e saída de produtos, nasce a necessidade de controle, tanto sobre as informações que são geradas quanto sobre a proteção dos itens armazenados. Atualmente, é possível terceirizar o processo de armazenagem, entregando a responsabilidade de abastecer a produção apenas quando necessário, com a quantidade necessária e com o menor custo possível a empresas contratadas
...