O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE – PROINTER II
Por: lela2sp • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE OSASCO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE – PROINTER II
(Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente)
TUTOR EaD Adriana Barbosa Gonçalves
OSASCO / SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
Introdução 2
Desenvolvimento (Contextualização) Em Breve
Conclusão Em Breve
Referências 4
INTRODUÇÃO
Com o aumento de problemas sociais e ambientais, as organizações estão passando por um processo de reorganização. Depois de décadas de abuso dos recursos ambientais e sociais do nosso planeta, a humanidade tem refletido a respeito da indispensável adoção de práticas que promovam o desenvolvimento econômico em equilíbrio com as necessidades da Terra e não só na obtenção de lucro.
Atualmente, com a expansão desse ideal de desenvolvimento sustentável, as empresas estão cada vez mais se sentindo forçadas a buscar práticas alternativas de produção e prestação de serviços que não prejudiquem o meio ambiente e que estejam de acordo com os princípios de responsabilidade social.
Deste modo, surge a sustentabilidade empresarial que é o conjunto de medidas tomadas pelas empresas em busca do lucro sem prejudicar o planeta, ou seja, as empresas passam a não se preocupar apenas com os ganhos, mas também com o respeito aos fatores ambientais e sociais envolvidos em todo o processo em que está inserida.
Esse conceito tem ganhado tamanha importância que até mesmo a Associação entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores do estado de São Paulo a partir de 2005 começou a buscar formas de incentivo às empresas para o emprego da sustentabilidade criando o Índice de Sustentabilidade Empresarial, que é uma análise comparativa do comprometimento das empresas listadas na Bovespa em questões de sustentabilidade socioambiental. Esse índice é uma forma de despertar o interesse de novos investidores, socialmente e ambientalmente preocupados.
A função das organizações na sociedade é um tema intensamente discutido nos dias de hoje e que influência inteiramente na vida das pessoas e nas estratégias das organizações.
Neste estudo dissertaremos sobre diferentes abordagens com relação à responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade, envolvendo visões sobre o papel da empresa na atualidade e os aspectos centrais relacionados ao movimento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável, apresentando a Klabin S.A., empresa que produz madeira, papéis e cartões para embalagem, embalagens
...