O CONCEITOS BÁSICOS
Por: Felipe Medina • 16/6/2018 • Resenha • 3.083 Palavras (13 Páginas) • 121 Visualizações
CAP -1 CONCEITOS BÁSICOS
►O apoio logístico deve primar para que o item correto esteja no local adequado, no devido tempo.
►De acordo com o dicionário Aurélio catalogar→ é o ato de relacionar em catalogo, classificar, inventariar.
►Catalogo de acordo com o dicionário Aurélio→ relação ou lista sumária, metódica geralmente alfabética de pessoas ou coisa.
►Catalogação nos moldes do SOC e SISMICAT→ Conjunto de tarefas, normas e procedimentos para a coleta de dados técnicos e o estabelecimento da identificação de itens e empresas de interesse de um determinado órgão e sua ordenação na forma de um catalogo.
►No que diz respeito aos itens, os dados necessários para inclusão no catálogo são aqueles que permitam sua identificação, única e inequívoca, de modo a que cada item possua uma identidade.
►Em relação as empresas os catálogos incluem informações cadastrais sobre as mesmas, como razão social, CNPJ, endereço, telefone de contato, etc.
► A catalogação de itens nos moldes do SOC/SISMICAT está fundamentada em um processo ordenado de estabelecimento de uma linguagem única de identificação de materiais.
►A linguagem única da catalogação prevê que os itens devem ser identificados, em todos os países integrantes do sistema, seguindo a mesma metodologia.
►A chave para o sucesso da linguagem uniforme estabelecida pelo SOC é a codificação.
►A partir do momento em que um item é identificado dentro da metodologia do SOC/SISMICAT, este recebe um código formado por 13 dígitos numéricos pelo qual passa a ser internacionalmente reconhecido, este é o NATO Ntock Number→ NSN.[pic 1]
►O NSN (no Brasil NBE) é estruturado da seguinte forma:[pic 2]
[pic 3]
6505 19 0002893[pic 4]
CLASSE IPC Nº SEQUENCIAL
NIIN = PI
►O NSN pode ser dividido em 2 partes: CLASSE e NIIN.
►Um NSN uma vez utilizado, jamais poderá ser novamente atribuído a outro item de suprimento.
►A catalogação é uma ferramenta para otimização do apoio logístico.
►Benefícios econômicos→ a catalogação como meio para a economia de recursos:
●Redução de estoques ●Eliminação de estoques redundantes
●Economia na aquisição de itens ●Economia durante o ciclo de vida de um equipamento
►Benefícios operacionais→ a catalogação como auxiliar nas operações logísticas:
●Serviço de suprimento cruzado entre Forças ●Interoperabilidade entre países
●Redução do tempo de indisponibilidade de equipamentos ●Gerenciamento otimizado de estoques
●Melhor rastreamento de fonte de aquisição ●Desenvolvimento da indústria nacional
●Auxilio da informática nas operações logísticas
►O fundamento para a determinação dos itens que devem ser catalogados vem da distinção entre dois conceitos fundamentais para a catalogação: item de produção e item de suprimento.
►Item de produção→ é uma peça ou um conjunto de peças ou objetos agrupados sob um mesmo numero de referência. São todos os itens fabricados e disponíveis no mercado.
►Item de suprimento→ é todo item de produção ou grupo de itens de produção definido, por um serviço logístico qualificado, como necessário para satisfação de uma necessidade especifica, é o item que deve ser gerenciado por haver necessidade de mantê-lo em estoque.
► Cada item de suprimento pode ser:
●Um único item de produção ●Vários itens de produção
●Um item de linha de produção ●Um item selecionado de uma linha de produção
ITEM DE SUPRIMENTO UM NSN[pic 5]
CAP 2 – CATALOGAÇÃO E LOGÍSTICA
►O MD estabeleceu a doutrina de Logística militar.
► Logística Militar→ é o conjunto de atividades relativas a previsão e provisão de recursos e dos serviços necessários à execução das missões das Forças Armadas.
►Função logística→ é a reunião sob uma única designação de um conjunto de atividades logísticas afins, correlatas ou de mesma natureza.
●As funções logísticas contempladas pela doutrina militar são: recursos humanos, saúde, suprimento, manutenção, engenharia, transporte e salvamento.
►Atividade Logística→ é um conjunto de tarefas afins, reunidas segundo critérios de relacionamento, interdependência, transporte e salvamento.
►Um dos primeiros fundamentos estipulados na doutrina de logística militar é o de que “a provisão dos recursos deve ser equacionada em quantidade, qualidade, momento e local adequados”.
►Existem 13 princípios fundamentais que devem ser observados no planejamento e na execução das atividades logísticas: objetivo, continuidade, controle, coordenação, economia de meios, flexibilidade, interdependência, objetividade, oportunidade, prioridade, segurança simplicidade e unidade de comando. Destes aquele que mais diretamente fundamenta a atividade de catalogação é o da economia de meios.
...