O CONTROLE DE ESTOQUE E SEUS IMPACTOS NA LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO HOSPITALAR
Por: Mari Ariane • 18/5/2021 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
CONTROLE DE ESTOQUE E SEUS IMPACTOS NA LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO HOSPITALAR
1. INTRODUÇÃO - TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
A logistica de manutenção relacionada ao estoque em uma instituição hospitalar, quando mal aplicada, pode acarretar falta ou desperdício de materiais, que oneram as contas, e prejudicam os investimentos em melhorias, além de comprometer a eficiência do atendimento aos pacientes e acompanhantes.
Um controle de estoque de manutenção hospitalar, é muito importante, pois além de lidar com a manutenção e conservação das instalações da instituição, lida com a integridade física e a dignidade das pessoas que necessitam usar dessas instalações.
Ações deverão ser tomadas, para que se implemente um controle de estoque adequado, afim de minorar os impactos na logística interna dessas instituições de saúde.
2. JUSTIFICATIVA
A importância desse estudo relacionado ao controle de estoque para a logística de manutenção em ambiente hospitar, é muito óbvia, pelo fato de lidar com o fator humano, da responsabilidade que se tem, de prestar um serviço digno e humanizado que essas instituições precisam, e tem o dever de oferecer.
Através dessa pesquisa, acredita-se que muitos problemas relacionados a logística interna de manutenção em ambientes hospitalares, até mesmo de outros ramos de atuações, poderão em boa parte serem sanados, ou até mesmo eliminados.
A contribuição para o melhoramento dos serviços de atendimeto ao paciente fica bastante evidente nesse estudo, por isso de conhecer, estudar e aprimorar o uso dessa ferramenta tão importante para o bom andamento dessas instituições, e principalmente, para o bom atendimento e bem estar dos usuários.
3.OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O estudo pretende melhorar a logística interna de manutenção hospitalar, através do uso de ferramentas da qualidade, para alcançar um controle de estoque ideal.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Eventariar materiais do estoque
- Separar materiais de acordo com suas especificidades
- Organizar estoque
- Catalogar ítens do estoque no programa MRP TASY (PHILIPS)
- Apresentar o programa de controle de estoque da manutenção à direção
METODOLOGIA
O projeto de pesquisa realizado, foi construído através de pesquisa bibliográfica e internet, de forma descritiva, e busca uma contextualização com as matérias já vistas no decorrer do curso, além de uma pesquisa quali-quantitativa.
O projeto será baseado em controlar a entrada e saída de materias do centro de custo da manutenção, através de um controle mais rigoroso e acurado de seu estoque.
No primeiro momento, será feito um eventário do material já existente no estoque, separando-os em classes de importância de uso, e de valores. f
Ferramentas da qualidade serão usadas nessa etapa,como 5s, diagrama de Pareto, e o método PDCA, e por fim, a catalogação dos ítens do estoque, no programa MRP TASY.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O 5s, é uma ferramenta da gestão da qualidade empresarial desenvolvida no Japão, que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.
O Lei de Pareto, demonstra que 20% de nossas ações , correspondem a 80% de nossos resultados, com isso, implementar sua ideia, será de grande importância, para que os colaboradores entendam, que o mínimo de todos, pode gerar grandes resultados.
...