O CONTROLE DE PRODUÇÃO
Por: fdpinheiro • 6/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1]UNIDERP - ANHANGUERA INTERATIVA
POLO PADRÃO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
ALUNOS:
01 DE NOVEMBRO DE 2014.
SUMÁRIO
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 5
Importância do planejamento e controle da produção 5
PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO 6
- Fatores que afetam as decisões de PPCP 7
- Principais técnicas utilizadas na PPCP 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
RESUMO
Esse trabalho é um relatório sobre a importância do planejamento, programação e controle da produção.
Os projetos podem ser aplicados a curto, médio e longo prazo, de acordo com a necessidade e capacidade da empresa, e o foco é sempre a melhoria do processo, correção de falhar e satisfação do cliente final.
Palavras Chave: planejamento, programação, controle, produção, prazo, melhoria, satisfação.
INTRODUÇÃO
Para que os objetivos de uma empresa sejam atingidos é preciso planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. O Planejamento e controle de produção (PCP) para este fim, visando a eficiência e a eficácia de uma empresa.
O Planejamento e Controle de Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.
CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto.
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
- O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.
Qualquer operação produtiva requer planos e requer controle, embora o grau de formalidade e os detalhes possam variar.
Os planos são baseados em expectativas, durante sua implementação as coisas nem sempre acontecem como esperado, pois os consumidores mudam de ideia sobre o que querem e quando querem, os fornecedores nem sempre cumprem a pontualidade de entrega, as maquinas podem quebrar ,funcionários podem faltar , e assim pode acontecer diversos problemas que interfere no planejamento, é ai que entra o controle de Produção , que é um processo que lida com essas variações, esse processo cuida da reformulação do planejamento a curto prazo.O Planejamento da Produção tem como propósito, fazer a ligação entre suprimento e demanda que garantirá que os processos produtivos ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores.
O Planejamento pode ser feito a longo, médio e curto prazo, Os aspectos de planejamento varia conforme a importância e a proximidade da data do evento. Um bom planejamento é essencial, pois caso não haja esse planejamento, o fracasso é quase certo, não só no negocio devemos planejar, mas em nossa vida também. Em tudo é necessário planejamento. Na Produção quando não há um planejamento bom, há falta de materiais, eficiência baixa, pouca produtividade, podendo até entrar nesse campo a falta de motivação de um funcionário, já que e a qualidade de desempenhar seu trabalho é escassa, ele perde a vontade de fazer um trabalho adequado, pois não se sabe até quando dará para realizá-lo sem problemas. Ao selecionar as técnicas apropriadas e desenvolver estratégias de operações consistentes, os gerentes podem projetar e operar processos para proporcionar às empresas uma vantagem competitiva. O tipo e processo podem variar em uma organização, por exemplo, um processo primário seria a transformação física ou química de matérias-primas em produtos, porém existem muitos processos não relacionados à manufatura em uma fábrica, como o Processamento de pedidos, compromisso de entrega com os clientes e o controle de estoque. Dentro dessa perspectiva, encontramos a administração da produção e operações em todas as áreas de atuação do ambiente organizacional, envolvendo os diretores, gerentes, supervisores e/ou qualquer colaborador da empresa.
Os processos possuem insumos e resultados aos clientes. Nesse sentido, a primeira responsabilidade de qualquer equipe de administração da produção é entender quais são os objetivos organizacionais, traduzindo-os em termos de implicações para o objetivo de desempenho específico como: custos, qualidade, prazo de entrega, flexibilidade, inovação e produtividade.
PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo. Em princípio, suas funções consistem em decidir: quais atividades produtivas (ordens de trabalho) devem ser realizadas; quando (momento de início ou prioridade); e com quais recursos (matérias- primas, máquinas, operadores, ferramentas, etc.), para atender à demanda — informada, ou identificada nas decisões do plano-mestre de produção, ou diretamente pela carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decisões possui grande importância e complexidade, principalmente devido ao volume de variáveis envolvidas. Também é grande sua influência nos diferentes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP.
...