O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIENTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS
Por: orismarpereiraa • 27/11/2015 • Monografia • 6.705 Palavras (27 Páginas) • 478 Visualizações
INSTITUTO PROMINAS
O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIENTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS
UNAÍ - MG
2015
O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIÊNTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós Graduação do Instituto Prominas, como requisito parcial à obtenção do título de Pós Graduada em Gestão empresarial.
UNAÍ - MG
2015
O CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE GESTÃO EFICIÊNTE E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS
[1]
RESUMO
Este trabalho justifica-se pela necessidade das entidades de uma forma geral, aliada às contínuas mudanças que ocorrem em seu ambiente, leva a preocupação aos gestores que é importante o controle interno dentro das organizações, de todos os ramos e seguimentos, voltando para a redução de custos, riscos e otimização dos resultados. A economia passa por grandes transformações e as empresas têm de se adaptar as novas exigências do mercado que está cada vez mais competitivo ai que surge o controle interno que tem sido uma ferramenta de grande auxilio e importância na gestão das empresas, esta ferramenta auxilia a administração no controle dos bens e recursos. O fornecimento de demonstrações contábeis adequadas e que mobiliza o conjunto de controles internos eficientes, permite melhorar a classificação de risco da empresa no mercado financeiro, por reduzir incerteza dos credores e acionistas. O controle interno é facilmente entendido, quando se observa suas características específicas: do ambiente do controle interno na empresa, tais como o nível dos profissionais, o grau de formalidade dos controles, o ambiente ético no contexto operacional e as opções adotadas internamente para o tratamento de fraudes e erros ocorridos. Um dos objetivos do controle interno é proteger bens de possíveis fraudes e erros, ocorridos na entidade voluntários ou involuntários, e assim salvaguardar a integridade dos dados contábeis e financeiros confiáveis, promover a eficiência das operações e outros aspectos como treinamento, controle, produção e auditoria interna entre outros. O controle interno a cada momento cresce em relevâncias para a gestão empresarial. O ato de gerir um empreendimento demanda crescente capacidade de percepção do ambiente, aliada à melhoria contínua no gerenciamento dos recursos disponíveis, O comportamento dos mercados é variável, às vezes, seus movimentos. O conceito de gestão pode ser visualizado como ação de levar o patrimônio do empreendimento a um estágio pré-determinado, no sentido de auferi-lo, considerando incertezas ambientais e dificuldades internas.
Palavra chave: Controle interno.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................05-06
1 DESENVOLVIMENTO
1.1Conceito de controle interno............................................................................06-08
1.2 Definição de Controle Interno.........................................................................08-09
2 OBJETIVOS E RESPONSABILIDADE DO CONTROLE INTERNO
2.1 Objetivos ........................................................................................................09-10
2.2 Responsabilidade............................................................................................10-11
3 ELEMENTOS NECESSARIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CONTROLE INTERNO EFICIENTE..........................................................................................11-12
3.1 Processo e Fases do Controle Interno............................................................12-13
3.2 Controle Versus Planejamento........................................................................13-14
4 O PROFISSIONAL DE AUDITORIA INTERNA .................................................14-15
5.GESTÃO .................................................................................................................15
5.1 - Conceito de Gestão .....................................................................................15-17
5.2 - Administração ou Gestão .............................................................................17-18
5.3 - Modelo de Gestão ........................................................................................18-19
6- CONCLUSÃO ........................................................................................................20
7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................21-22
Introdução
A expansão da empresa, de uma forma geral, aliada às contínuas mudanças que ocorrem em seu ambiente, leva a preocupação aos gestores que é importante o controle interno dentro das organizações, de todos o ramos e seguimentos, voltando para a redução de custos, riscos e otimização dos resultados.
Atualmente a economia do país passa por grandes transformações e as empresas têm de se adaptar as novas exigências do mercado que esta cada vez mais competitivo, ai que surge o controle interno que tem sido uma ferramenta de grande auxilio e importância na gestão das empresas, esta ferramenta auxilia a administração no controle dos bens e recursos.
O controle interno é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de qualquer tipo de entidade, e sua aplicação tem uma função preventiva dentro da organização. Destaca-se que o controle interno contábil está direcionado ao desenvolvimento de procedimentos que proteja os ativos e informações fiéis geradas pela contabilidade e os controles administrativos dentro promovem ao gerenciamento, bem como o respeito e obediência as políticas e procedimentos adotados pela administração.
...