O Conceito de Departamentalização
Por: Maythe Dantas • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 422 Visualizações
Conceito de Departamentalização
A departamentalização constitui na combinação e agrupamento das atividades necessárias para a organização de cada departamento em específico, representando a divisão do trabalho para cada área especifica.
É uma força de separar a estrutura organizacional, sendo assim dividindo seções, diretorias, departamentos, serviços etc. Com o objetivo de agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de ação, aumentando assim a eficiência, o controle e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.
Segundo Gulick “A departamentalização é um meio para se obter a homogeneidade de tarefas em cada órgão. Essa homogeneidade é possível quando se reúne na mesma unidade, todos aqueles que estivessem executando: o meso trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar”.
A departamentalização constitui em 8 tipos:
- Departamentalização por Função/Funcional
- Departamentalização por Produtos ou Serviços
- Departamentalização Geográfica/Territorial
- Departamentalização por Clientes/Clientela
- Departamentalização por Fase do Processo
- Departamentalização por Processos
- Departamentalização por Projetos
- Departamentalização Matricial
Onde começo pela Departamentalização Funcional.
A mesma é constituída pela divisão do trabalho por especialização de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa, sendo as funções fundamentais de qualquer empresa.
Tendo como objetivo a auto-orientação que determinando a relação entre os subordinados onde cada um terá o domínio de sua função ajudando assim os novos colaboradores que entrarem na organização e também a introversão onde a grande maioria dos colaboradores vão demandar toda a sua energia para si mesmo, tende a ser fechado e contido.
Vantagens
Como essa departamentalização consiste da divisão de trabalho, a vantagem é a maior utilização da especialização de cada colaborador sendo comandado por apenas um supervisor imediato, pois como eles exercem uma atividade rotineira e continua, dominam sua função exercendo um trabalho em longo prazo.
Desvantagens
Como cada um tem a sua especialização, caso ocorra de um se ausentar, não pode colocar outro em seu lugar, pois ele não possui o conhecimento do ‘todo’, acabam se tornando dependentes de todos os colaboradores.
E se torna inadequada quando a tecnologia e a circunstâncias extremas são de constantes mudanças ou imprevisíveis.
Departamentalização por Produtos ou Serviços
Temos que saber a diferença de cada departamento para conseguir chegar a uma conclusão.
Por produtos é quando as atividades da unidade de uma organização resultam em um produto final. A departamentalização por produtos organiza-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos.
Assim sendo, todas as atividades necessárias, para a produção de um determinado produto, deverão ser agrupado em uma única unidade.
Serviços são empregados para as empresas não industriais podem departamentalizar suas atividades tais como: setor de cirurgia, pediatria, enfermaria no caso de um hospital, vestuário ou assistência médica.
Vantagens
Possui uma maior flexibilidade, pois o retorno sendo positivo ou não, tem a possibilidade de ter uma alteração eficaz. Facilita a inovação, ideal para circunstâncias de mudanças contínuas e por fim unindo vários departamentos da empresa para possíveis reuniões de negócios, sendo nomeada por interdepartamental.
Desvantagens
Os colaboradores não terão um domínio de tal função dentro da organização, sendo assim enfraquece a especialização de cada um, a organização terá um custo maior por ter que pagar treinamentos para que seus colaboradores dominem todas as funções organizacionais. Por não ser um departamento estável, e contra indicado. E por fim a ênfase maior é na coordenação, pois seus colaboradores sofrem com a perda da especialização.
Departamentalização Geográfica/Regional
De acordo onde o trabalho será desempenhado é feita uma recolocação das atividades em função das áreas geográficas.
Grandes empresas utilizam essa departamentalização por cobrirem grandes áreas, cujos mercados são extensos, as empresas multinacionais utilizam essa estratégia para operações fora do país sede. Tem uma participação maior na área de produção.
Vantagens
Tendo uma maior facilidade em se ajustar conforme as necessidades locais e regionais, esse ajuste pode ser considerado tanto como climático ou até mesmo por produção.
Por termos uma fixa responsabilidade por local ou região, sendo um líder para cada filial, facilita a avaliação dos serviços prestados.
Também é indicada para firmas de varejo, desde que certas funções como compras ou finanças sejam centralizadas.
E por ultimo temos a flexibilidade nas tomadas de ações por gerentes regionais que podem acompanhar as variações regionais sem problemas.
Desvantagens
Por cada filial ter um líder diferente, com formas diferentes de coordenação, isso acaba enfraquecendo o planejamento, pois, eles trabalham com enfoque regional ou controle de um todo, dado ao grau de liberdade adquirido das filias. E isso ocorre principalmente nas áreas de marketing e produção.
...