O Controle Social
Por: Weverton Marra • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Auditoria
O exercício do controle social no Brasil é satisfatório?
Não. Acredito que ainda hoje mesmo com o a LRF 101 estamos longe do ideal.
Primeiramente é necessário entender o que é CONTROLE SOCIAL.
Controle social pode ser compreendido como os diversos atos de fiscalizar, verificar e investigar, por parte da sociedade, que visam influenciar com sua participação a gestão de seu governo. Trabalham junto aos órgãos e mecanismos governamentais e tem por objetivo a queda da corrupção e o controle das atitudes tomadas pela administração do país.
No Brasil, não há um trabalho específico ao controle social. Mesmo porque como verificado na unidade 2 do nosso livro de trabalho:
- um país que tem sua sociedade preocupada com a sobrevivência diária(alimentação, moradia, transporte), não tem tempo para se preocupar com que decisões estão sendo tomadas por seus governos. Desta maneira a preocupação com a administração publica se torna segunda tarefa que na maioria das vezes não é exercida. Algumas vezes não exercida por falta de tempo de empenho, outras por medo da repressão que um governo de diversas pontas soltas pode lhes oferecer.
COMO ATITUDE DE MUDANÇA PÚBLICA:
Lei de Responsabilidade Fiscal – que tem por objetivo tornar em verdade o desejo de cumprir “...o principio constitucional da publicidade...”(da coisa publica).
OBSERVAÇÃO (ARTIGO DE INTERNET) –
Lei complementar nº 101 (LRF) é uma lei que tenta impor o controle dos gastos da união, estados, municípios e demais, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos.
Weverton Marra, Mar 2017.
...