O Círculo Dourado
Por: Vitor Borges • 1/7/2017 • Artigo • 358 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DE CASO – CÍRCULO DOURADO
10º período de Engenharia de Produção
Aluno: Vitor Borges
Professor: Juliano Zimmer
Belo Horizonte, junho de 2017.
Estudo de Caso – Círculo Dourado (Simon Sinek)
Por Vitor Borges
A Teoria do Círculo explica muito bem o porquê de muitas empresas se diferenciarem das outras mesmo oferecendo produtos semelhantes às empresas concorrentes. Isso acontece devido a um simples porém crucial comportamento: essas empresas não vendem seu produtos focando nas características de seus produtos, elas vendem seu produtos expondo seus propósitos, suas causas, seus porquês, elas vendem o que acreditam e isto faz total diferença para se vender uma ideia e, consequentemente um produto.
A forma de se comunicar é um grande diferencial das empresas que se que estão acima das demais no mercado. Elas se preocupam em passar sua essência para o consumidor, e o consumidor, que compactua com os ideias desta empresa, deixa de ser um mero consumidor e passa a virar um defensor e polarizador da marca, se tornando leal à marca, diminuindo a probabilidade de comprar de empresas similares que não posicionam suas crenças frente ao mercado consumidor.
É impossível falarmos de liderança sem falarmos de posicionamento e capacidade de influenciar pessoas. Ninguém é influenciado caso a pessoa referência não for um bom exemplo, ou mesmo caso a pessoa referência não ter posicionamento para expor suas crenças. A Teoria dos Círculos é muito assertiva neste posicionamento pois faz com que seguidores sigam uma causa e não simplesmente uma pessoa ou um produto. A parte do nosso cérebro responsável por mudar nosso comportamento e engajamento não funciona pela razão mas sim pela nosso sentimento, e não se mexe em sentimentos descrevendo uma ideia, se toca um sentimento compartilhando uma causa.
Portanto, é muito mais importante se compartilhar uma crença ou um sentimento para se promover mudanças em área operacional, por exemplo, do que simplesmente expor a pessoa que é preciso mudar. Para que os 8 passos de Kotter sejam seguidos, é preciso se relacionar com muita empatia com todo time e para que o time se sinta engajado e disposto a seguir os 8 passos, é necessário se compartilhar uma causa, o que neste caso, chamamos de cultura organizacional de empresa.
...