O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TERRITORIAL
Por: mjfontes • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
JOSÉ VANDERLI DE ARAÚJO
MARIA JOSÉ DE FONTES PEREIRA NETA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TERRITORIAL
DET SERIDÓ
Caicó - RN
2015
JOSÉ VANDERLI DE ARAÚJO
MARIA JOSÉ DE FONTES PEREIRA NETA
DESENVOLVIMENTO ECONÔNICO TERRITORIAL
DET SERIDÓ
Projeto de Intervenção apresentado à disciplina Seminário Temático IV, do Curso Administração Pública, do Departamento de Ciências Administrativas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito para conclusão da referida disciplina.
Orientadores: Luziana Maria Nunes de Queiroz e Jefferson Dantas Freire de Morais
Caicó - RN
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Cenário da situação-problema
- Identificação e/ou caracterização da situação-problema
- Justificativa
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
- Objetivos Específicos
- METODOLOGIA
- Procedimentos Técnicos
- RESULTADOS ESPERADOS
- ANEXOS
- INTRODUÇÃO
- CENÁRIO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
O cenário que iremos propor para ser analisado no decorrer do projeto de intervenção da graduação do curso de Administração Pública, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, refere-se ao levantamento de dados sociais e econômicos de treze municípios que estão inseridos no território do Seridó (Bodó, Cerro Corá, Cruzeta, Florânia, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Fernando, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas). O mesmo abrange uma área de 5.658,11 km², e sua superfície é bastante específica, estando inserido no contexto do semiárido norte-rio-grandense, em consonância com a realidade nordestina de relevo relativamente plano com pequenas altitudes.
- CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
A região Seridó do Rio Grande do Norte é conhecida pelas suas peculiaridades e belezas. A herança deixada pelo ciclo do gado, do algodão e da mineração é explorada até hoje, seja através de experiências pedagógicas ou culturais. Somado a isso ainda temos o artesanato, a culinária e a cultura sacra. Uma preocupação constante é a questão ambiental devido ao processo natural de desertificação e aos períodos prolongados de estiagem.
Por outro lado esta região possui atividades com um grande potencial econômico, porém para alcançar o desenvolvimento, é imprescindível organizar os empreendimentos e instituições que necessitam de informação e capacitação, através da formação profissional de seus colaboradores. Para isso e na busca do desenvolvimento e do progresso social da região, é fundamental que tenhamos sempre um diagnóstico atualizado dos índices econômicos, para realizarmos uma análise SWOT (pontos fortes/pontos fracos e oportunidades/ameaças) para buscar por alternativas de crescimento da comunidade, com redução das desigualdades e propiciando desenvolvimento através de ações de caráter social.
Propomos, pois, com esse projeto de intervenção, levantarmos dados que possam contribuir com a melhoria de vida das pessoas que convivem nesta região.
- JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento territorial tem algumas características específicas, e que o diferem da noção genérica de desenvolvimento, que pressupõe, teoricamente, os mesmos objetivos para qualquer cidade, região, estado ou país: pleno emprego, amplo predomínio da classe média com bom padrão de vida, serviços públicos eficientes, com sustentabilidade em todos os aspectos.
No desenvolvimento territorial, considera-se como objetivo o bem estar que é possível e almejado pelos moradores daquele território, especificamente. Os territórios são diferentes, as pessoas são diferentes, logo, seus desejos e aspirações quanto ao desenvolvimento da cidade ou região em que vivem também são diferentes, específicos e únicos.
O levantamento das informações qualificadas do território e o mapeamento das oportunidades em treze municípios do território do Seridó se faz necessário para a adoção de uma estratégia integrada de desenvolvimento. Cada território é um caso à parte, e essa é uma das essências do desenvolvimento territorial.
- OBJETIVOS
- GERAL
Realizar levantamento de informações qualificadas e mapeamento das oportunidades em treze municípios da região que compõem o território do Seridó (Bodó, Cerro Corá, Cruzeta, Florânia, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Fernando, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas).
- ESPECÍFICOS
- Mapear as principais atividades econômicas (recursos hídricos, estrutura fundiária, oportunidades para o território, caracterização territorial, etc..);
- Levantar as áreas por município e identificar os programas sociais do território;
- Utilizar os indicadores disponibilizados no Núcleo de Inteligência Territorial – NIT, o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal, IPEAdata, índice de desenvolvimento humano municipal, IBGE Cidades e Lei Geral.
- Propor iniciativas para amenizar as desigualdades sociais a partir de uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).
- METODOLOGIA
- Procedimentos metodológicos
Para realização deste projeto foi utilizado o banco de dados do Diagnóstico intitulado “DET – Desenvolvimento Econômico e Territorial do Seridó”, diagnóstico este solicitado pelo Escritório do SEBRAE em Caicó e realizado pela ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, através de aplicação de questionários em treze municípios do Território Seridó
...