O Desenvolvimento Econômico
Por: Alekin • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 611 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
NOME | Alexsandro Valdi Bezerra da Silva |
RA | 6657397402 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
Este trabalho tem como objetivo falar sobre a globalização, que começou na era dos descobrimentos e se desenvolveu a partir da revolução industrial, Analistas diz que a globalização surgiu de fato depois da guerra, e como resultado teve a revolução tecnológica. A globalização é a interação dos países, ou seja, uma relação de cultura, mitos, economia, pensamentos e atividades com todos os povos e nações. Junto com essa revolução do mundo e sua interação entre povos, surgiu então o sistema neoliberal, que podemos definir como política econômica capitalista que defende a seguinte ideologia: A não participação do estado na economia, pois sem esta interferência, a chance de um país crescer é bem maior, quando não tem influência do estado diretamente em sua economia.
Descrição das Definições de Globalização
Podemos dizer que a Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e pessoas por todo o mundo. Através dele, as pessoas, governos e as empresas trocam informações, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
A Globalização econômica consolidou-se no mundo a partir de meados do século XX com a III Revolução Industrial, também chamada de Revolução Técnico-Científica. Entretanto, o seu surgimento está vinculado ao período das grandes navegações europeias do final do século XV e início do século XVI.
Durante esse período, intensificou-se o processo de colonização. A partir deste ponto, as nações colonizadoras impuseram sobre os povos colonizados, sua cultura e seu modo de ver o mundo. Esses países foram responsáveis pela exploração maciça das riquezas naturais e sociais daquilo que viria a ser mais tarde chamado de Mundo Subdesenvolvido.
A Globalização, nos moldes atuais, é comandada pelas grandes multinacionais e pelo neoliberalismo. Assim, grandes corporações se instalam em muitos países subdesenvolvidos em busca de matéria-prima abundante e mão de obra barata. Essa mão de obra barata não encontra alternativa a não ser a de se sujeitar a receber baixos salários, o que, em termos gerais, acaba configurando a origem da miséria em todo mundo.
...