O Desenvolvimento Econômico
Por: Juliana Garcia • 7/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 188 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 4]
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre o impacto da globalização no mundo, de como a terceirização ajuda ou prejudica uma empresa.
E no estudo de caso falarei sobre a maior rede de Fast Food do mundo, a empresa McDonald´s, que hoje é exemplo ao redor do mundo,e um dos maiores símbolos do capitalismo.
Relatório
- Descrição das definições de globalização
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. O resultado da globalização foi o surgimento dos blocos econômicos (MERCOSUL, União Europeia). Por volta do século XX com a III revolução Industrial o fenômeno ficou mais árduo, possibilitando a interação com diversas regiões e países.
Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.
As principais beneficiadas pela globalização são as empresas transnacionais, haja vista que esse fenômeno faz com que elas continuem com suas matrizes em um país (desenvolvido), mas atuem com filiais em outros (em desenvolvimento), expandindo seu mercado consumidor. Elas se aproveitam da mão de obra barata, além de benefícios (isenção de imposto, doação de terreno, etc.) proporcionados pelos governos dos países em desenvolvimento, visando ao aumento da lucratividade.
- Definição de Outsourcing
Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa. O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora.
- Vantagens: Libertação de recursos/responsabilidades, redução de custos etc.
- Desvantagens: nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio, podendo não apresentar o resultado esperado
Exemplos:
- A empresa Pirelli conta com o apoio do grupo Belwork, no setor de embalagens e de carga e descarga.
- O Grupo Nestlé conta com o serviço de calibração e ajuste nos equipamento de processo da empresa BP Soluções Tecnológico e também terceiriza a extração do cacau.
- A Petrobras conta com 320 mil trabalhadores que prestam serviços à petrolífera por meio da terceirização de mão de obra.
- Estudo de caso
MCDONALD’S é sinônimo de Fast Food. A maior rede deste tipo de alimentação é um dos símbolos do capitalismo e do estilo de vida americano no mundo. A marca se tornou tão conhecida que a prestigiosa revista The Economist utiliza seu principal sanduíche, o Big Mac, para fazer comparações do poder de compra entre os países. O MCDONALD’S pode até desaparecer algum dia, mas sua cultura estará implantada para sempre.
Em 1937, os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome em Arcádia, Califórnia. Durante 3 anos, já em 1940, os irmãos mudam a barraca Airdome para San Bernardino, também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s, em 15 de Maio. O cardápio se baseava em 25 itens, a maioria deles, churrasco. O primeiro hambúrguer McDonald´s custou US$0,15. Conforme os anos foi passando os irmãos implantaram um inovador sistema de serviço rápido, o tão conhecido e prático Drive-in, uma espécie de montagem em série para os hambúrgueres. Passaram a vender somente hambúrgueres, milk-shakes e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso, cuja fama foi espalhada de boca em boca. Em 1953, os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franquia, e o segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona, assim começando a se espalhar pelo mundo. Em seis anos, havia mais de 130 lojas MCDONALD’S em todos os Estados Unidos, e Ray Kroc que se tornara o único dono do negócio. Quando Ray Kroc morreu, em 14 de janeiro 1984 na cidade de San Diego, havia mais de 7.500 lojas no mundo, com vendas anuais de mais de US$ 8 bilhões. O sucesso estava garantido e a indústria da alimentação nuca mais seria a mesma.
O McDonald´s procura se adaptar à cultura local um exemplo disso é que criou na Índia o sanduíche McAloo Tikki(3), feito à base de uma massa de batata e ervilha, já que os hinduístas não comem hambúrguer de vaca, animal sagrado para essa religião. Mostra uma das consequências do marketing global, a necessidade de adaptação a cada cultura e também neste caso religião.
- A marca no Brasil
A rede está presente em nosso país desde 1979, quando inaugurou uma unidade na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Dois anos depois, chegou a São Paulo, com a abertura de um restaurante na Avenida Paulista. O sucesso foi tão grande em São Paulo que, já em 1984, foi implantado na cidade o sistema Drive-Thru. Adquiriu enorme popularidade em 1994 com o slogan “Gostoso como a vida tem que ser”. Existem no cardápio do MCDONALD’S produtos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil como o sanduíche Cheddar McMelt, o guaraná, a torta de banana, o McFruit Maracujá, o McNífico Bacon e o McCalabresa. O Big Tasty, que foi lançado com o slogan “o grande matador de fome”, consolidou-se como um dos sanduíches mais vendidos do MCDONALD’S no Brasil ao lado do campeão Big Mac, que vende em média 50 milhões de unidades por ano. O MCDONALD’S está presente em 137 cidades brasileiras, distribuídas em 21 estados, mais o Distrito Federal, contando com 1.407 pontos-de-venda
...