O Desenvolvimento Sustentável (IDS)
Por: mifavero • 5/11/2018 • Resenha • 767 Palavras (4 Páginas) • 1.013 Visualizações
Exercício- Semana 26/04 s 02/05
A pesquisa nacional dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) de 2015 mostrou que o maior acesso da população aos bens de consumo essenciais e aos serviços de infraestrutura acarretou aumento do consumo de energia, o qual, por sua vez, causa impactos sobre a população e o meio ambiente. A ameaça ao meio ambiente também é consequência de práticas de consumerismo e desperdício de recursos naturais.
Na perspectiva das empresas, o mau uso dos recursos e a negligência em relação aos resíduos do processo produtivo ainda é uma realidade. No entanto, este é um cenário que também apresenta algumas experiências positivas: o que parecia, até alguns anos atrás, um modelo contraditório, visto que as empresas se concentravam em atender aos interesses dos seus acionistas, começa a surgir na forma de práticas de responsabilidade social corporativa, que buscam o equilíbrio entre os interesses públicos e privados. Diante desse texto, de acordo com o consumo sustentável qual o papel do consumidor e o das empresas nas dimensões de sustentabilidade, na conservação do meio ambiente e nas oportunidades de negócios para as empresas a partir da orientação de valores socioambientais?
O papel do consumidor é antes de comprar, se planejar. Para realizar uma compra com consciência e evitar conflitos. Deste modo, o consumidor deve, antes de sair às lojas, se planejar, e perguntar se a empresa é sócio ambientalmente responsável. Para saber exatamente quem são essas empresas e onde encontrá-las, o consumidor deve pesquisar e se informar. Muitas ferramentas já estão à disposição e podem ser consultadas na internet e em órgãos de defesa do consumidor. Portanto, certifique-se de que aquela empresa respeita o consumidor, o meio ambiente, o trabalhador, se possui programas de responsabilidade social e se está atenta e trabalhando para reduzir seus impactos e melhorar a qualidade de vida no planeta. Lembre-se que essa pesquisa não deve se restringir apenas ao produto, mas a todos os aspectos que envolvem a sua fabricação.
Exercício - Semana de 03 a 09 de Maio
Qualquer análise das ameaças e oportunidades com que uma empresa se depara deve começar com um entendimento do ambiente geral em que ela opera. O ambiente geral consiste de seis elementos inter-relacionados: mudanças tecnológicas, tendências demográficas, tendências culturais, clima econômico, condições legais e políticas, e acontecimentos internacionais específicos.
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva, 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado).
O objetivo é que você escolha três dos elementos citados no texto e discorra sobre possíveis oportunidades ou ameaças, para as empresas, decorrentes de cada um desses elementos.
Mudanças tecnológicas: em plena era digital o domínio da tecnologia é fundamental para a competitividade no mercado; Porém se não se adaptar a rápida evolução tecnológica empresas que eram lideres do seguimento podem perder esse posto ou até mesmo deixar de existir, por exemplo: Kodak, com o surgimento dos celulares com câmeras.
...