O Desenvolvimento econômico no Brasil e seus estados
Por: FELIPEFRANCA1 • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.133 Palavras (17 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 Objetivos
2 Introdução
3 Desnvolvimento
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 11
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 1
ANEXOS 2
Objetivos:
- É desenvolver nossos conhecimentos;
- É desenvolver nossas habilidades;
- Aprender sobre o desenvolvimento local;
- Desenvolver nossas interpretações;
3
Introdução
A proposta do trabalho é fazer um estudo sobre o desenvolvimento econômico no Brasil e seus estados, onde o foco é o desenvolvimento local.
4
Desenvolvimento
Atividades
1-No inicio do texto a autora afirma que “o fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil” Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra(a) que esta logo a seguir:
- Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais?
Resposta:
Na década de 70 acontece um marco histórico das grandes transformações por que passa o capitalismo na atualidade, decorrentes da crise que se estabelece no padrão de acumulação e de regulação do sistema, vigente até então, ou, mais precisamente, da crise do modelo de acumulação que caracteriza o período do Pós-Guerra até fins dos anos 60.
Este intervalo de tempo, marcado por ser um período de enorme prosperidade econômica e social, e que irá, a partir da crise, desenvolver as imensas transformações que vivemos na atualidade, observa se particularidades parecidas na virada do século XIX, com o surgimento da grande empresa capitalista, da sociedade por ações e do grande capital financeiro, constituindo a fase monopolista do capitalismo.
Quando a partir daí a os municípios começaram a ter autonomia para elaborar projetos de desenvolvimento locais, ou seja as praticas de planejamento ou modelo de desenvolvimento de “baixo para cima” , cada vez mais os municípios ou cidades tem mais poderes para tomadas de decisão a cerca dos benefícios locais.
Com a reestruturação capitalista podemos dizer que tantos os estados como a sociedade em geral sofreram modificações.
O mal planejamento tem um impacto negativo na economia. A partir das pesquisas realizadas o desenvolvimento local desdobra-se em duas frentes: a tradicional e a solidária.
- Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local”
Resposta:
O governo planeja desenvolver seus estados, cidades, porém não é tão fácil como muitos dizem, pois, promtem muito e pouco é feito em relação ao desenvolvimento.
O Brasil tem várias políticas de desenvolvimento local, tais como: Economia solidária que é movimento que procura contrapor os princípios de produção, negociação e distribuição de riquezas essenciais ao sistema capitalista, buscando novas relações (sociais, economicas e ambientais)
5
arranjos produtivos locais, sistemas locais de inovação, desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS).
Como modelos de atividades econômicas que podem ser sustentáveis, temos a arte da reciclagem de resíduos, bem como o mais perfeito aproveitamento de partes de matérias-primas que antes eram rejeitadas, mas que, com criatividade, podem ser usadas: nos artesanatos, em atividades lúdicas para pessoas de baixa renda, para confeccionar brinquedos e móveis simples - como várias pessoas já fizeram, utilizando-se de garrafas PET, por exemplo - etc.
- Faça uma pesquisa de campo( visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento, etc...) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.
Resposta:
Na região de Irecê/BA temos uma diversidade de ações para o desenolvimento local.
...