O Diagnóstico Organizacional
Por: 81598549 • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 questões éticas e caracteristicas da empresa 4
2.2 burocrácias 4
2.3 sistemas de informação 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
APÊNDICES 8
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 8
ANEXOS 10
ANEXO A – Título do anexo 10
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como principal objetivo apresentar o Diagnóstico Organizacional da empresa Dantas Eletro. Esta empresa está situada na cidade de Barreiras há 15 anos no setor do comércio, é uma das maiores empresas do Oeste Baiano, com aproximadamente 360 funcionários e 19 filiais em toda região. Esta empresa traz uma característica muito importante, a dinamicidade.
Toda dinamicidade do mundo contemporâneo traz para as empresas novas necessidades no que se refere às formas de organização do trabalho. A competição entre as empresas exige cada vez mais da geração de inovação, inovar é uma forma de a empresa se diferenciar e se destacar das outras. Deste modo com essas características o Dantas Eletro vem sempre se destacando dentre outras empresas do Oeste Baiano.
2 DESENVOLVIMENTO
Para se inovar a empresa precisou ter ética, de modo para poder ser escolhida pelos clientes, aprender a lidar com a subjetividade dos clientes e com a participação do consumidor no processo produtivo e gerar comprometimento em toda cadeia de valor (empregados, clientes, fornecedores, além de ter profissionais sensíveis às mudanças do ambiente).
2.1 QUESTÕES ÉTICAS E CARACTERISTICAS DA EMPRESA
Os códigos éticos existentes estão basicamente dentro das normas, comportamento adequado, funcionários uniformizados, modo de tratamento com clientes e colaboradores, respeito em qualquer circunstância, funcionários éticos e honestos.
A empresa foca no aprendizado coletivo, no desempenho das equipes, adquire experiências, produz e compartilham informações, tanto as operacionais quanto as táticas. Para a empresa é necessário reconhecer a relevância do funcionário no processo produtivo, investir no desenvolvimento de competências, captar, selecionar e recompensá-los por competência, além de gerar referencias de desempenho, motivando dessa forma o funcionário.
Para a empresa, seus colaboradores devem ter certas características na personalidade: dinamismo; senso de oportunidade; habilidade em negociar; simpatia; habilidade de relacionamento; motivação para o trabalho.
2.2 BUROCRÁCIAS
Toda empresa quer queira, quer não é uma organização burocrática, há exagero a apego, a regras e regulamentos, há conflitos entre regras formais e informais, burocracia com papeladas, ritualismo, resistência às mudanças, impessoalidade no relacionamento e entre os membros da organização. No Dantas também não é diferente. Como tudo na empresa deve ser formalizado, registrado e padronizado revela-se um excesso de papel em forma de formulários e outros documentos.
Há também muita burocracia na questão de entregas de mercadorias, pois muitos dos clientes da empresa moram em zona rural, e o acesso até suas residências é bastante ruim. Pelo fato de que as estradas não favorecem que as entregas aos clientes sejam realizadas na data prevista.
2.3 SISTEMAS
...