O Diagnóstico empresarial com foco na área de Marketing
Por: Fabrina • 20/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
2.1 DADOS DA EMPRESA
2.1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA NA ÁREA DE MARKETING
2.1.2 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
2.1.3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
2.1.4 PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIAS
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Marketing ou Mercadologia ou, mais raramente, Mercância, é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda. Assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes, que atualmente constituem um departamento de fulcral importância em qualquer empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas. Sem deixar de dignificar os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua antiguidade e satisfação. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante, e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado.
O marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
O marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista, um comunicador, um advogado, reunido em uma só pessoa.
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
O pioneirismo da Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A., nas mais diversas atividades pertinentes à Mapeamento, Fotogrametria e Cadastro Rural e o aprimoramento constante de processos produtivos, permitiram que a empresa se firmasse no mercado de Engenharia e que fosse gradativamente aumentando a sua participação na história da Cartografia Brasileira.
Desde sua elevação à categoria “A” (EMFA-Ensino Médio Fácil) das empresas de Aerolevantamento no Brasil até aos seus últimos investimentos na área do Mapeamento Digital, a Esteio Engenharia sempre esteve muito próxima dos grandes avanços tecnológicos nestes mais de 40 anos de existência.
DADOS DA EMPRESA
Razão Social: Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S.A.
Nome Fantasia: Esteio Engenharia
Localização: Rua Reynaldo Machado, 1111 – Bairro Rebouças – Curitiba – Paraná – CEP: 80.215-010
Porte da Empresa: Grande Empresa
Número de funcionários: 500 colaboradores
Principais Departamentos existentes: Diretoria, Recursos Humanos, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, Departamento de compras, Faturamento, Qualidade, Área Técnica e operacional.
Diretor geral da Empresa: Marlus Coelho
Responsável pelo marketing: Carlos Trindade
HISTÓRICO DA EMPRESA NA ÁREA DE MARKETING
A empresa iniciou suas atividades em 1969.
Desde então o desenvolvimento desta empresa brasileira passou a executar serviços de mapeamento por ortofotocarta, onde em 1981 adquiriu os primeiros microcomputadores (tipo PC) e em 1985 foi a primeira empresa brasileira a se habilitar para execução dos serviços de Cartografia Digital.
Com a continuidade do desenvolvimento da empresa, considerando como uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico, ou seja, sempre que fosse possível, agrupando informações que se relacionam e tratando de um mesmo assunto, pode-se dizer que a empresa possui sim um banco de dados de clientes. Quando saímos da teoria e vamos para a prática, em relação a esse assunto, conseguimos observar a sua importância para, por exemplo, a obtenção do resultado esperado dentro de uma empresa, seja em vendas, em treinamento de pessoal, em desenvolvimento organizacional, etc. Um banco de dados, quando bem elaborado e utilizado, pode levar uma empresa a possuir algo que certamente irá diferenciá-la das concorrentes no mercado. A empresa estudada utiliza-se do seu banco de dados para armazenar e acumular dados que, após serem processados, irão facilitar o controle e gerenciamento dos seus clientes (internos e externos) e fornecedores.
...