O EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Por: bioshock • 7/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 461 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
******
ADMINISTRAÇÃO
EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
************* RA: ********
DESAFIO PROFISSIONAL 1° SEMESTRE
PROFESSORA-TUTORA EAD ************
SÃO PAULO – SP, ** DE ***** DE 201*
SUMÁRIO
Introdução 3
Passo 1 – Empreendedorismo 4
Passo 2 – Comportamento organizacional 5
Passo 3 – Técnicas de negociação 7
Passo 4 – Gestão do conhecimento 8
Passo 5 – Desenvolvimento pessoal e profissional 9
Conclusão 10
Referências 11
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o conhecimento adquirido nas disciplinas que norteiam este desafio profissional: Empreendedorismo; comportamento organizacional; técnicas de negociação; gestão do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto teve como base a analise do comportamento organizacional da empresa Revest-Car e o grau de competitividade dela no mercado.
PASSO 1 – EMPREENDEDORISMO
Nome da empresa: Revest-Car ltda |
Ramo de atividade: Fabricação de produtos automobilísticos |
Localização: Rua: Silva Bueno, nº 300, Ipiranga – São Paulo – SP |
Número de funcionários: 150 |
Data de fundação: 1994 |
Faturamento médio mensal: Aproximadamente 800 mil |
1.1) Antes de nascer a empresa Revest-Car, o dono trabalhou na antiga Coplatex que em alguns anos seria vendida para um grupo de 55 alemães e se chamaria Aunde do Brasil, após anos trabalhando como gerente e analisando as oportunidades, ele decidiu sair da empresa e usar o dinheiro que receberia de lá para investir no ramo automobilístico.
A Coplatex na época estava se tornando uma grande empresa na produção têxtil, fabricava todo os tipos de tecidos e espuma para carros, caminhões e outros meios de transportes de diversas marcas, a empresa também tem setores de montagem e costura, e mandava os produtos em perfeito estado para que as montadoras terminassem os carros. Mesmo com toda essa infraestrutura a demanda era muito grande, foi assim que vários funcionários da Coplatex na época resolveram investir em um serviço terceirizado, criando assim várias outras empresas como a Dini têxtil e a Revest-Car.
O projeto estão surgiu de comprar os matérias fabricados da Coplatex e montar uma linha de produção com setores de corte, costura, soldagem e montagem colocando as espumas, forros e o tecido nos bancos dos carros e mandando para a montadora.
No período de criação da empresa o dono da Revest-Car já havia criado o plano de negócios sozinho, mas precisou da ajuda de amigos de confiança e da família para por o projeto em pratica.
1.2) Assim que a empresa foi criada surgiu o primeiro desafio, criar um sistema de gestão. No início era mais fácil devido a empresa ter poucos funcionários e maquinas de costura, o modelo de gestão autoritária funcionava bem na época, mas com o tempo a empresa começou a crescer, se tornou mais tecnológica, chegaram maquinas estrangeiras de corte e seria necessários contratar mais pessoas.
Foi ai que os problemas começaram a surgir, uma pessoa não conseguiria monitorar tudo que estava acontecendo, então a família começou a participar do modelo de gestão e auxiliar no setor estratégico e tático da empresa, mesmo com as mudanças ainda faltava alguns ajustes, foi assim que a empresa começou a abrir espaço para o setor operacional participar mais dos projetos, dessa forma a qualidade dos produtos enviados para as montadoras melhorou e a empresa mudou seu modelo de autoritário para democrático.
1.3) Durante o período que foi feita a avaliação da empresa foi possível identificar que o dono é uma pessoa criativa e tem uma alma empreendedora, principalmente porque ele busca se atualizar diariamente sobre as novidades do mercado automobilístico, para isso ele tem ajuda de engenheiros e uma equipe de marketing que o auxilia nessas informações.
PASSO 2 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2.1) O comportamento organizacional da empresa está de acordo com o mercado em que ela está inserida. No início do projeto ela foi comparada com a empresa Aunde do Brasil, empresa modelo que serviu de inspiração para a criação da Revest-Car. Quanto a estrutura, as duas se comportam da mesma forma, com as divisões de grupos, os trabalhos e a forma de liderar as equipes, e apesar das duas valorizarem o trabalho do colaborador e abrir espaço para que eles participem das decisões da empresa, ela desmotiva alguns funcionários quando se trata de benefícios. A empresa não possui plano de carreira, convênios nem eventos comemorativos, o que pode ser a causa de um grande fluxo de demissões durante o ano. Por outro lado a empresa da oportunidade para pessoas que estão próxima a aposentaria, preferindo contratar essas pessoas devido os anos de experiência com diversos tipos de maquinas de costura entre outros tipos de equipamentos, isso valoriza a sua imagem, considerando que a maioria das empresas do ramo contratam pessoas com idade até 40 anos.
2.2) A empresa busca uma negociação evolutiva no setor estratégico, ela sabe trabalhar muito bem com os fatores de negociação, sendo eles tempo, poder e informação, mas acaba deixando de lado alguns projetos que deveriam ser feitos com a equipe de supervisores da empresa no setor operacional, como cursos de liderança e um monitorando mais rígido da forma que os supervisores costumam trabalhar com as equipes.
2.3) A empresa não possui uma política voltada para solucionar conflitos, normalmente quando ocorrem são resolvidos de forma arbitraria junto com os gestores e o setor responsável, são ouvidas todas as partes para chegar em um acordo que todos saiam ganhando.
...