O EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Por: cschmidt • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.610 Palavras (15 Páginas) • 393 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGóCIOS 5
2.2 GESTÃO DE PROJETOS 8
2.3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGíSTICA 10
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Conseguir observar que os gestores ou dirigentes sempre estão em busca de algo a mais para oferecer aos seus clientes e é por isso que os mesmos podem se dizer intra-empreendedores.
Conseguir prever exatamente o que os clientes desejam comprar e/ou o que será receitado, é tarefa quase impossível, visto fatores como hábitos de consumo, doenças de sazonais, clima, entre outros, podem impactar a demanda, colocando qualquer planejamento por água baixo. E o desbravamento de um novo mercado e uma nova empresa, torna-se a tarefa muito mais difícil ainda.
2 DESENVOLVIMENTO
As farmácias escolhidas para o levantamento foram Ultrafarma e Mais econômica.
Empresa que respeita o consumidor Criada em 2000, a Ultrafarma revolucionou o setor de comercialização de medicamentos com a venda de genéricos, proporcionando a economia de até 80% nos medicamentos, criando assim um novo conceito de farmácia: beneficiar todos aqueles que dependem de medicamentos para ter uma melhor qualidade de vida.
Através de rigorosos processos de controle, garantimos aos nossos clientes segurança na origem e qualidade dos produtos oferecidos. A Ultrafarma não mediu esforços para trazer para o mercado brasileiro um sistema de venda diferenciado, que tornava os custos bem mais reduzidos e, ainda, com entrega em domicílio.
Ultrafarma uma história de dedicação e respeito. Uma idéia audaciosa, investimentos arrojados e centenas de profissionais capacitados garantem o melhor preço e o melhor atendimento. Em 2007, a Ultrafarma foi vencedora do Prêmio Top of Mind Internet, como a primeira marca de farmácia na internet.
Atualmente é a grande líder do Comércio Eletrônico Farmacêutico no Brasil, tendo mais de 1 milhão de clientes ativos e mais de 15 mil produtos disponíveis para venda através do E-commerce e Televendas. Nossa Farmácia Virtual trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar da sua saúde em todos os cantos do País, porque acreditamos que nada no mundo é tão importante quanto a boa saúde na vida das pessoas.
O objetivo da Ultrafarma é entregar as pessoas saúde e bem-estar onde quer que elas estejam e também fazer a melhor farmácia virtual de todos os tempos. Trabalhamos para as pessoas e, por isso, temos a obrigação de oferecer sempre o melhor em qualidade e atendimento. Este comprometimento com as pessoas garante toda nossa credibilidade.
Temos os melhores preços até hoje porque não nos importamos com aumento de vendas, e sim com que todas as pessoas consigam adquirir o medicamento que necessitam. Para a Ultrafarma todas as pessoas tem direito de viver uma vida saudável e cada uma delas está presente em nosso coração.
A Mais Econômica é sinônimo de economia e de proximidade, tanto pela sua capilaridade de loja, quanto pelo seu atendimento. Uma empresa gaúcha, fundada em 1991, na cidade de Canoas, que conta atualmente com cerca de 200 lojas distribuídas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tendo um quadro de 4500 colaboradores. Dessa forma, consolida-se como uma das maiores drogarias da Região Sul do País. A Mais Econômica possui uma gestão voltada para o cliente, buscando superar as expectativas de quem entra em suas lojas.
Crescimento constante marca a sua história, e para torna-se cada vez melhor, em 2011 a empresa passou a fazer parte do Grupo Brasil Pharma ficando ainda mais competitiva. Consolidando-se com mais de 1000 lojas, atualmente é a maior rede de drogarias do Brasil. Por isso, consegue levar mais saúde e mais bem-estar aos seus clientes.
Missão - Levar saúde e bem-estar a nossos clientes.
Nosso sonho-Ser a melhor rede de drogarias do país, ajudando a construir um mundo mais saudável.
Nossos valores: Atitude para fazer mais; Ética em tudo que fazemos; Orgulho por pertencer; Foco em resultados; Meritocracia para reconhecer nossos talentos.
2.1 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
O intra-empreendedor é aquele que está em constante observação em seu local de trabalho e nunca está satisfeito porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora. O desafio está em fazer aumentar o número de colaboradores com este tipo de preocupação.
O intra-empreendedorismo em uma empresa permite que surjam várias inovações de produtos/serviços capazes de manter sua competitividade no mercado. Esta cultura deve estar enraizada nos corações da alta gerencia como também nos de seus colaboradores uma vez que só é possível cultivar uma cultura intra- empreendedora quando todos possuem seus objetivos pessoais e profissionais alinhados com a estratégia do negócio. Espera-se que a força de trabalho exercida na linha de produção não seja apenas a de executar, mas sim de também visualizar melhorias e implantar de forma consciente e eficiente suas idéias.
O setor farmacêutico tem descoberto a praticidade do e-commerce e a força dele nas vendas. A chegada dos empresários deste ramo à web ocorreu há pouco tempo e suscitou algumas dúvidas quanto à atuação em lojas físicas e virtuais simultaneamente, quanto à forma de gerenciar estoque e oferecer medicamentos que exigem prescrição médica na internet. Além das redes tradicionais, novas empresas vêm sendo abertas com foco exclusivo na internet, apontando uma nova tendência na indústria farma. Assim como nas unidades de rua, os medicamentos são apenas parte de uma série de produtos vendidos pelo setor no e-commerce. Os artigos de higiene, os dermocosméticos e os produtos para bebês são outros itens com grande procura. De acordo com o relatório Webshoppers, do E-bit, no primeiro semestre de 2014, a categoria cosmética, perfumaria e saúde subiu para a segunda posição em volume de pedidos, com 16% de participação no total. O setor ficou atrás apenas de moda e acessórios, que respondeu por 18%, e passou a frente de eletrodomésticos, agora com 11%.
A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração
...