O EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
Por: POLINHA12 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.232 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O trabalho é uma produção textual em grupo dos alunos do 7º período de Administração da Unopar, onde a proposta foi realizar uma visita em uma empresa do segmento de fabricação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, com o objetivo de fornecer mudas para grandes empresas do setor de celulose da região e fazendeiros.
O objetivo geral desse trabalho é aliar os conceitos das disciplinas ao eixo norteador: Gestão de Operações e Projetos.
Os objetivos específicos desse trabalho será abordar assuntos e realizar análises referentes a cada disciplina tendo como base a empresa visitada. A empresa que visitamos Viveiro de Mudas Reflorestar está localizada próximo à BR101 na cidade de São Mateus ES, com cerca de 150 colaboradores a empresa tem 05 anos no mercado e com capacidade de produção de 12.000(doze mil) mudas por ano. Seus maiores concorrentes estão na cidade de Linhares ES. A empresa escolheu estrategicamente sua localização, pois o acesso possibilita o trafego de caminhões para escoar a produção além de ficarem 12 km mais próximos à cidade sede.
2 DESENVOLVIMENTO
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
O diretor e proprietário do Viveiro de Mudas Reflorestar Sr. João Gomes, tem o perfil de empreendedor, por assumir riscos, controlados. É arrojado e inovador e sempre de olho nas novidades e oportunidades de melhoria e expansão de acordo com a demanda.
Uma das oportunidades que a empresa poderia explorar era a comercialização e produção de mudas de eucalípto e café, pois a região oferece mercado para estes produtos por ser grande produtora de café e possuir grandes áreas de plantio de eucalípto. Segundo o diretor Sr. João Gomes, ainda não é o momento para abraçar este mercado, a empresa teria que realizar um alto investimento em infrestrutura, equipamentos e pessoas, sem contar com o grande numero de concorrênte.
Análise de Mercado.
-O mercado de mudas nativas está em grande expanção;
.
-Seus principais concorrentes estão na cidade de Linhares ES
.
-Os clientes que compram este produto são as empresas de celulose da região e fazendas, grandes e pequenos proprietários.
-A localização é estratégica estando as margens da BR101 onde o acesso ao norte e sul do estado ocorre de maneira mais ágil.
-Na média cada muda sai para o cliente cerca de R$ 3,50 cada já com todos os custos inclusos.
Plano de Negócios.
-A instalação de um viveiro na cidade de São Mateus ES, com raio de atuação de 200 KM.
-O Viveiro de Mudas Reflorestar,terá uma dimensão de 5.000m², com o objetivo de produzir 12.000 mudas ano, considerando todas as perdas desde a semeadura.
-A área do viveiro será composta por um escritório para a negociação das mudas e de um galpão para armazenamento dos insumos.
GESTÃO DE PROJETOS
Estrutura analítica do projeto
Viveiro de Mudas Reflorestar
Localização e Caracterização
Facilidade de acesso
Suprimento de água
Área livre de Ervas Daninhas
Facilidade de obtenção da Mão de Obra
Declividade da área
Área do Viveiro
Áreas produtivas
Tipos de Viveiros
Considerando a duração, os viveiros podem ser classificados em:
1. Viveiros Provisórios: temporários ou volantes são aqueles que visam uma produção restrita; localizam-se próximos às áreas de plantio e possuem instalações de baixo custo.
2. Viveiros Permanentes: centrais ou fixos, são aqueles que geralmente ocupam uma maior superfície, fornecem mudas para uma ampla região, possuem instalações definitivas com excelente localização. Requerem planejamento mais acurado; as instalações são também permanentes e de maiores dimensões.
Com referência à proteção do sistema radicial, os viveiros são classificados em:
3. Viveiros com mudas em raiz nua: as mudas em raiz nua são as que não possuem proteção do sistema radicial no momento de plantio.
4. Viveiro com mudas em recipientes: apresentam o sistema radicial envolto por uma proteção que é um substrato que o recipiente contém. Evidentemente, o substrato vai para o campo e é colocado nas covas, com as mudas, protegendo as raízes.
Drenagem
1. Vala Cega: composta de uma vala com pedras irregulares (a água corre pelos espaços entre as pedras sendo possível o trânsito por cima da vala);
2. Vala Revestida: composta de uma vala com revestimento de cimento, tijolos ou outros materiais;
3. Vala Comum: vala aberta ao longo do terreno (podendo ser vegetada ou não)
Quebra-vento
São cortinas que têm por finalidade a proteção das mudas contra a ação prejudicial dos ventos.
Administração e Controle
Para um melhor desempenho do viveiro, devem-se adotar alguns procedimentos administrativos, sendo os mais importantes:
1. Planejamento da produção visando cobrir todas as fases do processo, em que deve ser considerado o número de mudas a serem produzidas, as espécies e as épocas mais adequadas para a produção.
...