O EMPREENDEDORISMO NA ADMINISTRAÇÃO
Por: LARISSAMALAKA • 24/10/2021 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE AVALIATIVA 1
1. Estude as características da Administração pública patrimonialista, Administração pública burocrática e Administração pública gerencial (pág 24 -34 do material da disciplina “Empreendedorismo Governamental”) e coloque duas (2) características de cada tipo de administração.
Administração pública patrimonialista:
1. É caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe).
2. Neste tipo de administração o monarca exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade. forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção, ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos de trabalho, falhas de planejamento, entre outras.
Administração pública burocrática:
1. A burocracia surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo. No seu surgimento uma de suas principais característica era de melhorar a eficiência das organizações.
2. A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normas, leis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo. O profissionalismo está ligado com a meritocracia e a instituição de planos de carreira. A impessoalidade significa que o agente não pode utilizar seu entendimento pessoal para exercer suas funções dentro da organização, mas deve seguir as normas e procedimentos.
Administração pública gerencial:
1. Uma característica importante é que este modelo procura comparar o cliente da administração empresarial com o usuário do serviço público. Ou seja, não basta a Administração Pública executar suas tarefas conforme normas e procedimentos. É necessário saber se a população, usuária dos serviços públicos, está satisfeita com os serviços que estão sendo prestados.
- 2- Prestação de contas dos governantes sobre o seu próprio desempenho; e também características como transparência: clareza nos procedimentos adotados; participação popular / controle social; criação de regimes temporários de emprego; flexibilização do direito administrativo; competição administrada: esta ideia diz respeito a "simular" um ambiente de competição para que melhores resultados sejam obtidos. Por exemplo: liberar mais recursos para organizações com melhores desempenhos, de acordo com indicadores pré-estabelecidos.
VALOR 4 PONTOS
2. Cada afirmativa e exemplo a seguir pode estar relacionada com os seguintes conceitos (Empreendedorismo governamental, empreendedorismo corporativo ou incubadora de empresas). Preencha o espaço em branco com o conceito correspondente:
INCUBADORA DE EMPRESAS: Projeto ou empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas.
EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL: Quando um governo intervém na ordem econômica de uma região. Essa intervenção pode ser através de iniciativas e investimentos que visam retornos para a administração pública, por exemplo com participações societárias e estatizações.
EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL: Em Sergipe, o governo lançou um programa que maximizou a economia da região, com investimentos em apicultura, caprinocultura, produção de cosméticos e turismo. Dessa forma a prefeitura passou a comercializar produtos derivados do mel produzido na região, maximizando os resultados e os lucros dos produtores. Além disso, eles deram um aporte com maquinários para os produtores investirem na produção de cosméticos.
...