O Empreendedorismo
Por: bruninhamaia83 • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO 6
5 Considerações finais.......................................................................................... 7
- INTRODUÇÃO
Esta produção textual, esta baseada No texto HISTORIAS DE SUCESSO_EXPERIÊNCIAS EMPREENDEDORAS: ROCHAS ORNAMENTAIS: UM MOMENTO DE DECISÃO, que relata a historia de um grupo de empresários que viu pela frente um desafio, produzir e exportar peças, obedecendo todo o rigoroso critério de qualidade pra exportação.
O texto mostra como eles superaram os momentos de dificuldades, como se organizaram e se adaptaram as normas de exportação, superaram estresse de uma grande empresa de exportação, tornando-se um grupo de sucesso, se tornando uma cooperativa bem conceituada.
- DESENVOLVIMENTO
O texto nos mostra a historia de um grupo de 22 empresários do segmento de rochas ornamentais, na cidade de Santo Antônio de Pádua, estado do Rio de Janeiro, que se reuniram para tentar solucionar problemas em comum. Tratava se de um grupo onde apenas uma das empresas reunidas possuía equipamentos modernos para produzir em grande escala e com qualidade para exportação, sendo o restante do grupo formado por pequenas empresas , com estrutura quase artesanal.
Surgiu para esse grupo uma grande oportunidade de ingressar no mercado externo, com importações de seus produtos, tratava de uma grande encomenda feita por um importador espanhol, como uma das empresas possuía melhor estrutura e equipamentos modernos, ela ficaria responsável pela maior parte da encomenda, e também pela negociação direta com o importador, enviando um de seus sócios pra essa tarefa, sendo assim ela a ancora da transação, e aos outros 21, ficariam responsáveis por uma pequena parte da encomenda e forneceriam matéria prima pra a empresa ancora que estaria com a maior parte da encomenda.
Depois do envio da 1ª remessa da encomenda, a empresa ancora enviou um de seus sócios pra negociar com os importadores espanhóis. Criou-se uma grande expectativa pela resposta dessa primeira reunião, acontece aí à primeira situação de estresse para o grupo, um dos sócios da empresa ancora comunica que o restante do pedido seria produzido exclusivamente por ela, descartando assim o restante do grupo. A noticia pegou todos de surpresa, foram tomados pelo desapontamento, essa noticia em primeiro instante desmotiva o grupo. O técnico do Sebrae anuncia como porta voz do grupo, que eles não aceitariam essa posição, e que eles não iriam desistir. Mas acontece um impasse, pois praticamente toda a remessa enviada para os espanhóis tinha sido produzida pela empresa ancora, e ou o grupo se adequava ao alto padrão exigido, ou estaria tudo perdido.
Foi dada a cada empresário a tarefa de trazer um amostrado produto confeccionado por ela, por se tratar de empresas de estruturas artesanais e quase precárias, muitas empresas levaram uma amostra do produto sem condições de ser exportado, acontece nesse instante uma coisa surpreendente um dos empresários apresenta uma amostra do produto totalmente surpreendente, ele desenvolveu uma técnica, na qual conseguia produzir e entregar as peças seguindo os padrões exigidos, e a esse empresário foi dada a função de junto com os técnicos do Sebrae, visitar as outras empresas ensinando a técnica desenvolvida por ele, nesse momento vemos como a qualificação é importante, tratava se de um grupo sem padrão, sem qualificação pra tal pratica, como futuros gestores sabemos o quanto é importante para a empresa a qualificação e padronização para o sucesso de um grupo.
Por se tratar de um pedido com dois tipos de produtos diferentes, um verde e um rosa, tinham de negociar com o importador a forma como seria feita a exportação da encomenda. Em meio a isso , cria-se um comitê de qualidade para que houvesse uma fiscalização, garantindo que a produção ficasse dentro do padrão exigido e planejado
Nota-se que o grupo exerce uma liderança democrática, participativa e compartilhada, mostrando uma pratica adequada a política de RH. Ajudando esse grupo a se dividir, facilitando essa gestão, ficou determinado que 2 empresários do grupo seriam ancoras do processo, um produziria uma parte maior de um produto e o outro uma parte maior de outro produto, garantindo assim que mesmo se houvesse falha de um companheiro do grupo, teria peça de reposição , não prejudicando assim o processo de exportação.
...