O Fichamento - Spotify
Por: lemosevelyn.esl • 12/10/2020 • Resenha • 666 Palavras (3 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Fichamento
Evelyn dos Santos Lemos
Trabalho da disciplina Empreendedorismo,
Inov. e Ecossistema Empreendedor
Tutor: Prof. Alexandre Cabral
Rio de Janeiro
2020
ESCALANDO O AGILE NA SPOTIFY: EXEMPLO DE SUCESSO DE LEAN STARTUP, SCRUM E KABAN-book
Spotify Ltd, fundada na Suécia em 2006, idealizadora do software Spotify, lançado em outubro de 2008, quando seu primeiro player de música foi lançado. Desde então a empresa era bastante focada no medelo scrum. Scrum é uma abordagem de desenvolvimento muito ágil e madura, e isso trouxe uma cultura fortíssima para a empresa baseada em times.
A Spotify é uma empresa jovem e dinâmica, que muda muito rápido. Conforme o alcance e o crescimento do app, a equipe também precisou se expandir rapidamente e em alguns anos a empresa cresceu tanto que passou a ter inúmeros times. Desta forma, percebeu-se a necessidade de adaptar algumas práticas do scrum para a vivência que a empresa estava passando e decidiu deixar muitas regras do scrum como opcionais. Passou a entender que ser ágil vai além do scrum, e que seus princípios ágeis são muito mais importantes do que qualquer prática padronizada e específica.
A Spotify então renomeou o antigo papel de “Scrum Master” para “Agile Coach”. A proposta era que o Agile Coach não fosse somente um especialista em Scrum, e sim um líder-servidor capaz de estimular e suportar a melhoria contínua, além disso passou a chamar o que eram as equipes, “Times Scrum”, para “Squad. Esses são auto-organização e possui autonomia suficiente para decidir o seu próprio processo e possibilita o contado direto com os stakeholders. Cada equipe funciona como uma mini-startup que é responsável por diferentes partes do produto com foco na experencia do usuário.
O desafio era gerir suas dezenas de equipes. Neste sentido, a empresa realiza uma pesquisa quadrimestral, que ajuda a própria estrutura organizacional a prestar a assistência necessária, mostrando a tendência das equipes, entre melhora, continuidade e decadência, podendo assim medir e focar na melhoria contínua.
Além da Melhoria Contínua, o modelo da Spotify de cultura organizacional tem como foco Grupo com foco em produto que são equipes de squads diferentes que trabalham em um mesmo produto com áreas relacionadas que são chamadas de “Tribos”. Dependências de outras equipes que consiste em as equipes de reunirem diariamente com a finalidade de identificar e solucionar as dependências que existem entre as funcionalidades. Comunidades de competências específicas e de interesse nada mais é do que a reunião frequente dos mesmo profissionais, com as mesmas competências de equipes diferentes com o proposito de compartilhar o conhecimento e criar ferramentas para o benefício de todas as equipes, onde se criou o conceito de "Chapter" (Divisão) e também "Guild" (associação). E a Arquitetura de sistemas onde para manter a intereção entre os vários sistemas foi criado um papel de "System Owner" (Proprietário do Sistema). Cada sistema possui um ou um par de System Owners, já que cada cada sistema tem vários profissionais que podem atualizá-lo. Existe também um papel de Arquiteto Chefe, que coordena o trabalho nas questões de arquitetura de alto nível e que cruza múltiplos sistemas.
...