O GESTOR COMO AGENTE DE MUDANÇA
Por: Jennifer Tavares • 4/5/2020 • Projeto de pesquisa • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Fernanda Lima Corrêa - 2019992011
Jennifer Tavares - 20201013107708
Lara Muniz
Leandro Rodrigues - 2020101072
Nathalia Benevides - 2020106775
Rachel Bittencourt - 2020101275
Thiago Mattos - 2019204387
O GESTOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Rio de Janeiro – RJ
2020
O gestor como agente de mudanças
O gestor é uma figura de autoridade que pode ser um gerente, um diretor ou um supervisor, que tem como objetivo guiar seus subordinados ao sucesso de um negócio segundo determinadas propostas de valor. Contudo, ao assumir o papel de líder, perceberá que os bons resultados de qualquer empresa dependem de inovação; ou seja, a mudança é contínua e essencial. Já disse Bill Gates que “As únicas grandes companhias que conseguirão ter êxito são aquelas que considerarem os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam.” Logo, para este insight, o gestor deve ter a competência e a coragem de aplicar sua sabedoria teórica a cada contexto pelo qual passa o negócio. O comprometimento e a responsabilidade são chaves neste caminho complexo, que é a de conduzir uma equipe rumo à transformação.
Os cargos de gestão exigem que o profissional possua um bom conhecimento dos requisitos técnicos de cada processo porque, além de ser o responsável pela liderança e organização dos processos, é preciso que ele tenha conhecimento das melhores formas de trabalhar. Um bom gestor trabalha juntamente com sua equipe para garantir que os objetivos e metas estabelecidos possam ser cumpridos. Assim, é necessário que ele:
- Determine metas e objetivos;
- Organize e dirija as atividades das equipes;
- Controle e avalie resultados; e
- Prova incrementos ao processo, buscando melhorá-lo.
Além de possuir as habilidades técnicas para execução das atividades diárias da organização, o gestor deve possuir outras duas habilidades que são essenciais para o sucesso pessoal e da organização. São elas: Habilidades Conceituais e Habilidades Humanas.
Caso o gestor não venha a possuir a destreza para lidar com as pessoas, a capacidade de tomada de decisão conforme o momento e desenvolver estratégias efetivas que ajudem a solucionar os problemas da empresa, talvez ele não esteja preparado para assumir um cargo de maior responsabilidade dentro da empresa. Um bom administrador. No final de tudo é a união dessas duas habilidades que torna o trabalho de um administrador único, diferenciado e bem-sucedido.
O gestor que exerce com maestria sua função está sempre buscando maneiras de inovar, ser mudança em sua companhia e inspirar seus liderados. Aquele que inova dentro de uma organização trabalha incessantemente expandir seu capital intelectual para agregar positivamente. Sempre pesquisando novas tecnologias e maneiras inteligentes de gerir, com esta prática, o gestor muda processos melhorando o trabalho em várias áreas, estimulando o pioneirismo, mantendo sua equipe motivada e engajada. O administrador que faz a mudança na sua empresa tem que possuir espírito de liderança, ser visionário, dedicado e um agente facilitador. Ter a vontade de avançar mantém a corporação contextualizada no cenário atual, o que é extremamente benéfico em todas as áreas.
O gestor, (presidente, diretor, gerente, coordenador e ou supervisor), deve ter o comprometimento no *saber fazer* e buscando novos meios para *acontecer*, comprometido em realizar imersão em todos setores sob sua gestão, conhecer estrutura, históricos de resultados, conhecer sua equipe, as capacidades de cada integrante, conhecer as qualidades e as falhas de cada um e cada setor. Importante também é ser acessível e trazer seus conhecimentos e experiências. Ser visionário e com espírito empreendedor, propor melhorias com boa manutenção estrutural, reciclar e utilizar adequadamente ferramentas de trabalho para que as performances individuais sejam destacadas e, consequentemente, sejam compartilhadas no setor. Se não houver recurso para adquirir ferramentas novas, propor treinamento entre equipes e executar e compartilhar para melhorar o conhecimento e atuação de setores e equipes no (coletivo), o gestor deve comprometer-se de sua parte (sua formação e conhecimentos práticos), treinar sua equipe, utilizar o recurso disponível como o conhecimento específico de integrantes de sua equipe para contribuir com o plano de desenvolvimento de carreira e melhores resultados.
Certificar-se antes de tudo que todos tenham acesso ao conhecimento de históricos positivos e negativos para que através da base de dados usual, sejam as diretrizes para melhores resultados.
O gestor, delega, participa, executa e entrega junto com sua equipe. Deve todos os dias treinar e fazer com que cada integrante seja todos os dias gestor de suas atividades, promovendo o espírito de liderança. O gestor que sabe fazer e faz acontecer é o único responsável por viabilizar recursos, treinamentos e estruturas para sua equipe entregar melhor, (líder), deve ser o impulsionador, incentivador e acima de tudo, deve ser o primeiro multiplicador para obterem resultados positivos e bater metas e esse saber fazer, é reconhecer o empenho coletivo, uma equipe e seu líder, focados num único resultado e na excelência na entrega.
...