O Gerenciamento de Estoque
Por: Julliana Brandião • 25/9/2020 • Projeto de pesquisa • 8.854 Palavras (36 Páginas) • 100 Visualizações
1 APRESENTAÇÃO
- Considerações iniciais
O gerenciamento de estoque se torna ferramenta fundamental para a otimização dos processos internos das empresas, com o objetivo de obter maior margem de lucro e, se manter de forma competitiva no mercado atual.
Porém esse gerenciamento pode ser um desafio para empresas distribuidoras de uma grande gama de materiais e com clientes de perfis muito distintos em termos de garantia de demanda e processos de compra. São destacadas dificuldades em gerenciar seus processos internos voltados à logística e, assim manter uma margem de lucro essencial para sua sobrevivência no mercado.
O desafio aumenta quando se trata de um estabelecimento que tem grande parte de seu faturamento oriundo de contratos com órgãos públicos, onde a forma de gerir o estoque de cada produto oferecido para eles se torna uma tarefa complexa.
No caso de contratos com órgãos públicos e processos licitatórios, a venda não tem previsibilidade e a compra depende de recursos públicos para se concretizar.
Deste modo, o presente trabalho nasceu da necessidade de uma gestão de estoque mais apurado nesse tipo de estabelecimento e traz uma análise de como é feito todo esse processo de controle de estoque em uma distribuidora de material médico hospitalar e laboratorial localizada no estado do Espírito Santo.
Essa necessidade se deu após a empresa estudada constatar que, devido a altos investimentos de seu capital em importações de um determinado grupo de produtos sem ter uma previsibilidade de venda do mesmo, ela ficou com um volume significativo de recursos imobilizados em estoque, o que acarretou a falta de capital de giro e dificuldades para continuar a administração com o mesmo crescimento no faturamento apresentado nos anos anteriores.
Toda empresa tem como objetivo principal atingir o máximo de lucro e, para aperfeiçoar este processo é preciso fazer com que o capital não permaneça inativo, ter um planejamento e controle de estoque é fundamental para que o dinheiro investido nele seja o lubrificante necessário para o processo de venda e atendimento satisfatório da organização (DIAS, 2005).
Estoques têm grande impacto tanto para a logística da empresa quanto para o setor produtivo dela, por exemplo, a ineficiência administrativa de recursos disponíveis no ambiente produtivo ou mesmo processos mal gerenciados resultam por gerar mais estoques, ou seja, mais capital investido parado dentro da organização. (ROSA; MAYERLEB; GONÇALVES, 2010)
Além disso,
“Uma eficiente gestão de estoques possibilita à organização obter melhorias significativas na sua administração, uma vez que repercute em uma melhora na eficiência da realização da produção planejada, traz maior segurança nas tomadas de decisões, além de prevenir possíveis atrasos na entrega de pedidos. (MONTANHEIRO; FERNANDES, 2008)."
Tendo como base a grande importância de uma gestão de estoque bem formulada como critério imprescindível para a sobrevivência das empresas no mercado atual, a questão que fundamentou a pesquisa foi a seguinte: Como é realizada atualmente o gestão de estoque de uma empresa distribuidora de produtos para atender a área da saúde?
- Objetivos
Buscou-se neste trabalho verificar como é realizado atualmente o controle de estoque de uma empresa distribuidora de produtos para atender a área de saúde. Esta análise do gerenciamento do estoque adotada pela empresa Labvix leva a definir como objetivos específicos:
a) Pesquisar nas referências bibliográficas disponíveis informações sobre a gestão de estoques;
b) Descrever o sistema de gestão de estoque atual;
c) Apontar as dificuldades existentes na gestão de estoques e propor soluções para a melhoria da gestão atual;
- Justificativa
.
As empresas atuais têm tratado o controle de estoque como parte essencial para uma boa administração, esta importância resulta em redução de custo, maior eficiência ao atender os clientes, informações mais precisas para tomada de decisão, entre outros benefícios.
A realização deste trabalho se justificou pela necessidade da empresa Labvix em controlar seu estoque, uma vez que, a empresa teve um grande crescimento e seu estoque continuou com formato imaturo gerando complicações financeiras.
2 PERCURSO METODOLÓGICO
- Metodologia da pesquisa
Para elaborar a presente pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica a partir de artigos, periódicos, livros e páginas da internet, com o intuito de apresentar de forma resumida os principais modelos sobre os temas abordados neste trabalho: Gestão de materiais, Controle de estoque, previsão da Demanda, Lotes de Compra, Estoque de Segurança, entre outros.
Já com a revisão bibliográfica embasada, foi desenvolvido o trabalho de campo, este que consiste no levantamento de informações da gestão de estoque, realizado através da aplicação de coleta de dados documentais dentro do almoxarifado e da administração da organização estudada.
Por se tratar de uma pesquisa qualitativa os dados foram coletados junto aos sujeitos estudados por meio de uma entrevista semi-estruturada com perguntas abertas. A entrevista tem como objetivo a obtenção de informações, resultante de um encontro entre duas pessoas a respeito de uma determinada Idea mediante uma conversação formal. (MARCONI E LAKATOS, 2006, p. 92).
A pesquisa realizada pode também ser classificada como descritiva na medida em que “ a pesquisa tem como objetivo a descrição das características de populações ou fenômenos estipulados ou de demonstrar ligações entre variáveis” (GIL 2002, p. 42). O caráter descritivo foi dado pela análise das características de gestão de estoque relatadas pelo gerente de negócios da empresa referenciada.
Segundo Marconi e Lakatos (1991, p. 57), a pesquisa bibliográfica tem como objetivo "[...] deixar o pesquisador ciente e em contato direto com informações publicadas [...] sobre determinado assunto". Por fim, a análise bibliográfica tem por objetivo abordar a visão de diversos autores para embasar o tema e a prática observada em campo.
...