O Imperativo da Inovação
Por: Taispp • 28/11/2016 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 577 Visualizações
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
O imperativo da inovação
Objetivos: Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista.
Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar.
Santa Maria, 20 de março de 2016.
A inovação está em todos os campos de nossa vida, sendo este muitas vezes, uma questão de sobrevivência. Nas empresas, independente do seu tamanho, a inovação tem feito grande diferença. Pois se não for mudado os métodos e modos de fazer algo, outros o farão e seremos superados.
Visto de maneira positiva, a inovação gera crescimento, já que dela vêm novas ideias. No entanto, para muitos já firmados em suas empresas e cargos, isso gera desconforto. Novos empreendedores no mercado, vislumbram oportunidades e criam formas de explorá-las, apesar de correrem riscos, mas isso é bem visto diante de uma ideia brilhante. Levando-se em conta modelos já estabelecidos, a inovação requer novas maneiras de servir a estes. Quando se fala em pequenas e médias empresas, nota-se a grande resistência a mudanças. Nestas se observa a preocupação com o pequeno ambiente ali estabelecido, sem olhar a sua volta um mundo de negócios, crises e oportunidades.
A inovação está embasada em três pilares: geração de novas ideias, seleção das melhores e implementação das mesmas. Mas para o sucesso da inovação são necessários recursos (pessoas, equipamento, conhecimento, dinheiro e etc) e capacidade da organização em geri-los. Sendo o último, o mais difícil e mais importante. Pois se não for bem gerido, vão se extinguir os recursos.
O desafio é que as empresas tomem conhecimento do extenso território dentro do qual as possibilidades de inovação existem e tentem desenvolver um portfólio estratégico que cubra esse vasto território de maneira eficiente, equilibrando riscos e recursos. (Tidd e Bessant (2008))
Apreciação Crítica
A inovação vem como uma palavra recorrente em nosso dia a dia. Sendo esta bem mais abrangente do que normalmente se comenta. Nas organizações, ela é fundamental para não estagnar. Não cabe uma mudança total em todo tipo de organização, pois isso poderia gerar um caos, mas para inovar se assume riscos, por isso essa inovação precisa estar definida estrategicamente.
...