O MODELO DE DECLARAÇÃO
Por: jonasbio • 19/12/2022 • Relatório de pesquisa • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ESTÁGIO: CLÍNICA CIRÚRGICA E BLOCO CIRÚGICO
CARNAÍBA/2022
JONAS RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM CLÍNICA CIRÚRGICA E BLOCO CIRÚGICO
Estágio realizado no Hospital Regional Emília Câmara sob a supervisão dos Professores, da disciplina: Clínica Cirúrgica; do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, como pré-requisito de avaliação parcial.
ESTÁGIO DE CLÍNICA CIRÚRGICA E BLOCO CIRÚGICO
- INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado em Clínica Cirúrgica e Bloco Cirúrgico realizado no Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, onde foi nos apresentado o Centro Cirúrgico (CC), que é a unidade hospitalar onde são executados procedimentos anestésicos-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial, é de grande necessidade para os estudantes do curso técnico em enfermagem, pois irá proporcionar a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos. Nos dias 07,08 e 09 de dezembro de 2022, foram realizadas atividades como observação e reconhecimento do local, assim como admissão de paciente/cliente, conhecer a rotina do CC, já que é um hospital de médio porte e diariamente estão realizando cirurgias, com várias especialidades que atende uma região com aproximadamente 12 municípios e, também auxiliamos nas admissões de pacientes.
- ,OBJETIVOS
Adquirir conhecimento prático e teórico quanto a vivência do profissional de enfermagem no ambiente hospitalar no centro cirúrgico em suas diversas etapas.
- DESCRIÇÃO DO SETOR
A unidade é um Hospital de Médio Porte com a seguinte capacidade operacional: 131 leitos de Enfermaria sendo: 22 de Clínica Médica, 04 leitos integrais, 27 leitos de maternidade, 11 leitos de pediatria, 28 leitos de cirúrgica geral, 02 leitos de cirúrgica ortopédica, 10 leitos de UTI e ainda leitos intermediários sendo: 03 leitos na sala vermelha, 06 leitos na observação amarela, 06 leitos na observação pediátrica, 04 leitos SRAG, 04 leitos na observação respiratória e 02 leitos na recuperação anestésica, o atendimento ambulatorial para pacientes de egresso do Hospital e em regime de demanda referenciada.
Dispõe ainda, de salas para: raios-X, nebulização, sutura, imobilização, laboratório e sala de eletrocardiógrafo.
Possui 4 (quatro) consultórios médicos: 02 de clínica geral, 01 de pediatria e 01 de ortopedia.
O serviço dispõe de duas (02) Ambulâncias básicas para transferência de pacientes para Unidade Hospitalares de referência e 01 (uma) Ambulância adaptada para Suporte Avançado para os casos mais complexos.
Os atendimentos de alta complexidade são transferidos para os hospitais de referências por meio da Central de Regulação de Leitos de Estado de Pernambuco.
- ATIVIDADES REALIZADAS E PRESENCIADAS
No primeiro dia de estagio que ocorreu no Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira – PE, foram apresentados os leitos de pré e pós operatório, a sala de evolução e medicamentos, também foi apresentado a sala de repouso. Realizamos admissão de paciente, curativos, retirada de jelco pós alta hospitalar, neste mesmo consegui pegar uma veia calibrosa e inserir um jelco nº16 em um paciente de 29 anos, onde fui elogiado pela Técnica Damiana. Depois desses procedimentos fomos olhar os SSVV, dos pacientes que ainda não estavam de alta. A tarde fomos para o bloco cirúrgico, onde foi nos apresentado o bloco, as salas de cirurgias e o quadro onde fica nome dos pacientes a serem admitidos, e que tipo de cirurgia iriam realizar. Tive o privilegio de acompanhar uma cirurgia ortopédica em uma criança de 9 anos.
...