O Modelo BSC
Por: Erick Draciel • 22/12/2024 • Artigo • 1.844 Palavras (8 Páginas) • 9 Visualizações
APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE GESTÃO GERENCIAL BALANCED SCOREDCARD NUMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
Mário Sérgio Leite – msleite100@gmail.com Thiago Marques Ferreira Dias Barros – thiagomfdb@gmail.com
Resumo
Muitas empresas encontram dificuldade na definição de suas estratégias competitivas. O BSC busca alinhar visão e missão da empresa com sua estratégia, de forma a entender seus pontos fracos e fortes. O BSC baseia-se em quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Sendo portanto conveniente a implantação dessa ferramenta de gestão estratégica em empresas que ainda não têm a definição clara dos meios a serem utilizados para que haja um melhoramento na gestão de uma forma geral. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar o projeto de implantação do BSC em uma indústria de confecção. O desenvolvimento do trabalho foi realizado através do estudo bibliográfico de autores e artigos acadêmicos da área, sucedido por um estudo de caso, onde foi analisado de que forma o BSC poderia ser aplicado na empresa. Como resultado foi possível realizar a elaboração de estratégias baseadas em indicadores escolhidos de acordo com as quatro perspectivas já citadas. Pode-se perceber que a empresa está cumprindo com as metas estabelecidas pela gestão estratégica.
Palavras-Chave: Indústria de Confecção, Estratégia, Visão, Missão, Balanced Scorecard.
Introdução
O balanced scorecard é uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. Esse método de medição de desempenho é considerado por muitos, inovador, oferecendo a possibilidade de expandir vantagens competitivas e superar limitações impostas pelos métodos tradicionais de avaliação de desempenho. GASPARETTO (2007).
O presente trabalho tem o objetivo de utilizar o balanced scorecard (BSC), como ferramenta, de forma a auxiliar a gestão estratégica em uma indústria de confecção. Buscando ainda exemplificar a aplicação do BSC em uma empresa de pequeno porte.
A utilização dos resultados financeiros como única fonte de avaliação mostraram-se insatisfatórias com o passar do tempo, dessa forma o BSC pode ser utilizado para realizar a mensuração de medidas não econômicas de desempenho, tais como satisfação do cliente, aperfeiçoamento de pessoal, capital intelectual, entre outras, de forma a compor uma visão balanceada do desempenho da empresa. COSTA (2007).
Referencial teórico
- Estratégia Empresarial
Para que a empresa alcance sucesso é necessário que ela siga uma estratégia competitiva. Se a estratégia não for oriunda de um processo de planejamento, provavelmente terá sido desenvolvida em ações isoladas dos departamento da empresa, o que raramente trará bons resultados. VALANDRO (2004). Porter (1986) já afirmava isso “ Dispondo apenas de seus próprios meios, cada departamento funcional inevitavelmente buscará métodos ditados pela sua orientação profissional e pelos incentivos daqueles encarregados. No entanto, a soma destes métodos departamentais raramente equivale à melhor estratégia.”
“Estratégia Competitiva é o que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o Ambiente, para concretizar a Visão e atingir os Objetivos, respeitando os Princípios, visando cumprir a Missão no seu Negócio” (VASCONCELOS FILHO e PAGNONCELLI, 2001) apud VALANDRO (2004).
As estratégias correspondem ao nível mais importante do planejamento estratégico da empresa, não sendo é claro o único fator determinante do sucesso ou fracasso de uma empresa. Mas a estratégia deve estar focada na satisfação das necessidades dos clientes. Kaplan (2000) apud Valandro (2004).
Para a utilização do BSC é necessário que a empresa saiba sua posição atual no mercado, e onde deseja chegar, suas metas e objetivos, de modo a entender suas ameaças e oportunidades. A missão e visão devem ser disseminadas por toda a empresa, de forma a deixar claro para todos os funcionários o papel de cada um para que o objetivo possa ser alcançado.
Balanced Scorecard (BSC)
O BSC é um sistema de apoio à decisão que reúne elementos chave para acompanhar o cumprimento da estratégia. Esse sistema materializa a visão e o crescimento da empresa.
“... desenvolver um sistema de medição de desempenho que sirva ao mesmo tempo de guia e controle, contemplando o ambiente em que a organização se insere e também, as
diferentes áreas a desenvolver, sem privilegiar uma em detrimento de outra, proporcionando equilíbrio organizacional.” (RHODEN e HENIN, 2004) apud GASPARETTO (2007).
Dessa forma o BSC utiliza indicadores de desempenho de forma equilibrada, em torno de normalmente quatro perspectivas, auxiliando a empresa em diversos aspectos. De acordo com DOWNING (2000) apud GASPARETTO (2007) a razão mais citada para a implantação do BSC é o alinhamento da organização com sua estratégia.
O BSC traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. VALANDRO (2004).
A medição do desempenho organizacional é feita sob quatro perspectivas organizadas:
- Financeiras: mede as consequências das ações desempenhadas de uma maneira econômica, com indicadores relacionados à rentabilidade da empresa e riscos, sob a perspectiva do acionista;
- Dos Clientes: mede o desempenho da empresa relacionado a mercado e clientes, analisando indicadores de esforços que agregam valor e diferenciação ao cliente;
- Dos Processos Internos: medidas que identificam os processos internos da empresa que são mais críticos para a realização dos objetivos dos acionistas, oferecendo valor aos clientes;
- De Aprendizado e Inovação: tais medidas identificam o que é necessário ser priorizado pela organização para atingir uma ruptura significativa no desempenho, sendo assim, significativo para as outras perspectivas.
Ao mesmo tempo em que mantém interesse no desempenho financeiro, o Balanced Scorecard revela com clareza os vetores de desempenho superior e de longo prazo em termos competitivos e de criação de valor. A mensuração converge o foco para o futuro, pois os indicadores escolhidos pelos gerentes comunicam à organização o que é importante. VALANDRO (2004).
...