O Modelo de Declaração
Por: andrew.bio.ap • 14/12/2023 • Abstract • 833 Palavras (4 Páginas) • 62 Visualizações
1.INTRODUÇÃO
Explorar, em sala de aula, a íntima relação entre a saúde humana e o ambiente que nos cerca é de extrema relevância social. A interdependência desses dois aspectos fundamentais de nossas vidas é vital para o bem-estar coletivo. Nesse aspecto, a Matemática, a Química e a Biologia são ferramentas cruciais para analisar, compreender e encontrar soluções para os desafios ambientais que impactam diretamente nossa saúde e qualidade de vida. Nosso objetivo é ir além das barreiras tradicionais das disciplinas, integrando conceitos matemáticos, químicos e biológicos para investigar como nossas ações, poluição, uso de substâncias químicas e degradação ambiental afetam não apenas a natureza, mas também a nossa saúde e bem-estar.
Durante esta jornada interdisciplinar, seremos desafiados a pensar criticamente, analisar dados, explorar relações complexas e, o mais importante, buscar soluções que possam minimizar os impactos negativos, garantindo um futuro sustentável para as gerações futuras. Ao compreender profundamente essa interconexão, poderemos não apenas agir como cidadãos mais conscientes, mas também como agentes de mudança capazes de promover um ambiente saudável para todos.
2.OBJETIVOS
● Compreender a relação entre a saúde humana e o ambiente.
● Analisar dados estatísticos sobre impactos ambientais na saúde.
● Explorar os conceitos de poluição e substâncias químicas nocivas.
● Propor soluções matemáticas e científicas para minimizar os impactos ambientais na saúde.
3.DISCIPLINA CONTEMPLADAS:
Em sala de aula, abordar a relação entre poluição ambiental e saúde da população pode ser enriquecedor ao integrar matemática, química e biologia?
• Matemática: Aplicar modelos matemáticos para simular a dispersão de poluentes no ambiente. Utilizar equações diferenciais para prever a propagação ao longo do tempo e espaço. Os alunos também podem analisar estatísticas para entender tendências e padrões de poluição
• Biologia: Realizar experimentos para observar como os organismos reagem à exposição a diferentes níveis de poluentes. Estudar os efeitos nos sistemas biológicos, desde níveis celulares até o nível de ecossistemas.
• Química: Identificar e estudar as substâncias poluentes presentes no ar, água ou solo. Analisar as reações químicas envolvidas na formação e degradação desses poluentes. Conectar esses dados à saúde humana, destacando os impactos negativos.
Essa abordagem multidisciplinar não apenas fornece uma compreensão abrangente da poluição, mas também permite que os alunos vejam como as disciplinas estão interligadas na análise e resolução de problemas ambientais complexos.
4.PROCEDIMIENTOS METODOLÓGICOS:
Os primeiros procedimentos a serem adotados serão de apresentar os slides com todo o conteúdo, debatendo o tema com os alunos, sempre buscando uma melhor compreensão por parte deles, mostrando práticas reais sobre a poluição levando os mesmos a um pequeno passeio pelas redondezas da escola, para verem a limpeza das ruas e demonstrar sempre o que aquela poluição pode causar em sua saúde. Como método avaliativo iremos utilizar um texto que será redigido por cada aluno demonstrando seu aprendizado sobre o tema da aula.
5.AVALIAÇÃO:
● Avaliação Diagnóstica - Questionário Inicial e Debate.
Este método avaliativo é fundamental, proporcionando ao professor um claro panorama dos conhecimentos, habilidades e competências dos educandos sobre o tema (SANTOS, 2015). Antes do início do módulo, um questionário diagnostica o conhecimento prévio dos alunos. Após uma breve aula introdutória, um debate em sala de aula permite avaliar suas percepções iniciais. Essas etapas são essenciais para que o professor realize ajustes no seu planejamento
...