O PARECER TEORICO
Por: MARCELLE SIQUEIRA SILVA • 1/12/2022 • Monografia • 480 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Levando em consideração o atual cenário sobre juventude e serviço social e também acerca das condições de vida e cotidiano dos universitários, o interesse em realizar esse estudo surgiu a partir das recomendações da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) realizadas por meio do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) “Serviço Social, Gerações e Classes Sociais”. Objetiva-se discutir e conhecer a realidade de jovens universitários, assim como suas condições de vida, seu cotidiano e formas de sobrevivência diante de uma sociedade preconceituosa.
Observações foram feitas sobre vários pontos da vida desses estudantes universitários, como foi feito o seu ingresso na universidade, ampliação de acesso, as exigências institucionais, as políticas públicas destinadas a essa juventude, questões que envolvem as características sociais, raciais, religiosas, entre outros. Ainda mais, as condições de permanência, onde há inclusive grande crescimento de reinvindicações por essas políticas, como a de bolsas de assistência estudantil, além da forma como se dão as organizações estudantis, como essa juventude está diante das expressões da questão social.
Além disso, também pode-se dizer que as condições de vida, adaptação com as diferenças entre o ensino médio e o ensino superior, qual o papel da educação na sua vida e como lidam com essas dificuldades que o cercam são um dos pontos que podem entrar em discussão acerca desse tema. Desde o espaço que esses jovens buscam se inserir, tanto dentro do ambiente universitário, quanto na sociedade em si, dentre o contexto histórico, cultural, econômico, entre outros. Visto que, a partir do momento em que ingressou no ambiente universitário esse jovem se vê lidando de forma acelerada com seus projetos de vida, perspectiva para o futuro e mundo do trabalho, e as principais transformações com sua inserção na universidade.
É de extrema importância o apoio da assistência estudantil na vida acadêmica dos estudantes e a maior conscientização sobre o assunto visando a prevenção e melhores condições de vida, visto que a universidade é um ambiente complexo de possibilidade e apropriação de conhecimento que exige adaptação e acolhimento e variadas situações totalmente diferente do cotidiano em que estava acostumado, A importância de ter um planejamento de estudos e técnicas para tirar boas notas, o estudo traz benefícios de conscientização.
É importante conhecer todos benefícios e os direitos que lhe são garantidos, como garantia de ensino de qualidade inclusão de pessoas com deficiência, garantias de bolsas de apoio da assistência estudantil. Para custear gastos durante a graduação, além disso o estudante adquire muitas outras habilidades, como a capacidade de analisar problemas e tomar decisões, além de muita facilidade para o mercado de trabalho entre tantos privilégios que facilitam. O que faz um estudante universitário obter sucesso, é a sua dedicação. A participação em eventos, congressos e voluntariados são umas das ferramentas que o estudante podem explorar no âmbito acadêmico.
GRUPO
MARCELLE SIQUEIRA
NUBIA GUIMARAES
STHEPHANNY BIOCHE
...