O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: JBSL • 24/6/2020 • Trabalho acadêmico • 6.666 Palavras (27 Páginas) • 107 Visualizações
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
Acadêmico – Jailandio Barbosa dos Santos
Tutora Externa - Jaqueline Ines Lanser
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo identificar a importância do planejamento organizacional para o sucesso da empresa, através da conceituação dos elementos que o constituem, os tipos e como pode ser utilizado para alinhar aos rumos da empresa aos objetivos desejados. As inovações tecnológicas empregadas no âmbito empresarial alteraram a organização das empresas, as quais tiveram que se adequar a um novo mercado, mais dinâmico. As organizações solicitam estratégias para adequar sua atuação ao mercado e também em relação aos objetivos definidos através do planejamento organizacional. Dentre as espécies de planejamento conhecidas destaca-se o planejamento estratégico, o qual norteia as estratégias da empresa para atingir os objetivos definidos no planejamento organizacional. Para abordar o tema utilizou-se a pesquisa cientifica através da revisão da literatura com artigos reunidos através da base de dados Google acadêmico e com o auxilio de obras completas para reunir argumentos para responder a questão norteadora. Pode-se inferir ao término da pesquisa que a elaboração do planejamento organizacional é de suma importância o sucesso empresarial, pois permite alinhar as ações da empresa para atingir os objetivos almejados. A sua ausência permite que a empresa enverede por caminhos que podem trazer prejuízos e afetem a empresa em longo prazo.
Palavras-chave: Planejamento organizacional; estratégia; PDCA; análise Swot.
1. INTRODUÇÃO
As inovações tecnológicas empregadas no âmbito organizacional nas últimas décadas tiveram como uma de suas principais características, inicialmente, o compromisso de melhorar a eficiência na utilização dos recursos.
O planejamento organizacional é um conjunto de ações integradas, coordenadas, indispensáveis e voltadas para a realização de um objetivo futuro, norteando o processo de tomada de decisões de forma antecipada e dando suporte às ações e atividades até a concretização do objetivo.
Tal planejamento também pode ser compreendido como uma função administrativa que estabelece, de forma antecipada, o que se devem fazer, quais metas alcançar para, finalmente, atingir o objetivo proposto pela organização.
O conceito de planejamento nas organizações ainda permite uma série de interpretações em relação a esta ferramenta administrativa, a qual ganhou maior enfoque da alta administração empresarial, haja vista que está voltada para as ações positivas que uma empresa pode tomar para enfrentas os desafios do mercado e aproveitar as oportunidades.
Diversas empresas consideram que esse enforque é proveitoso, de modo que empresas de pequeno, médio e grande porte, enfim, todos os tipos de empresas devem decidir os rumos mais adequados aos seus objetivos. O enfoque na estratégia empresarial é crescente, e são várias as motivações para o crescimento do planejamento organizacional, visto que o dinamismo do mercado atual apresenta transformações céleres, as quais abrangem as esferas econômicas, sociais, tecnológicas e políticos. A empresa só poderá crescer e progredir se conseguir adequar-se ao contexto e o planejamento organizacional é uma técnica para que tais ajustes sejam realizados com eficácia.
Tal planejamento estimula os gestores a identificar o que é essencial e o que é relativamente importante, dando enfoque aos temas priorizando aqueles de maior relevância, de tal forma que deve contemplar três elementos imprescindíveis: os objetivos de longo prazo e as metas; os recursos a serem empregados para atingir os objetivos, sejam recursos financeiros, humanos, materiais, tecnológicos ou outros e as métricas de controle como indicadores de desempenho.
O planejamento tem como objetivo principal identificar a situação real da organização, traçando o caminho até o objetivo e os meios para atingi-lo. Um planejamento eficaz permite identificar e estabelecer os objetivos e metas; permite a utilização dos recursos de modo eficaz e econômico; permite o reconhecimento de variáveis internas e externas importantes; simplifica a identificação de oportunidades e riscos; determina as responsabilidades e estimula o engajamento dos envolvidos; estabelece tarefas e prazos, permitindo o controle e as adequações necessárias e proporciona credibilidade para a empresa lhe proporcionando uma vantagem competitiva.
O planejamento organizacional pode ser classificado em três espécies: estratégico, tático e operacional. O planejamento é a primeira etapa para uma constituição empresarial eficaz passando pela organização, coordenação, execução, monitoramento e avaliação. Com base no exposto, o referido artigo busca responder: Qual a importância do planejamento organizacional para o sucesso da empresa?
Para tal, buscar-se-á analisar os conceitos e classificações inerentes ao planejamento e mensurar como as organizações podem utiliza-lo para atingir os objetivos propostos.
Visando esclarecer mais sobre a temática, a metodologia utilizada será a revisão da literatura com uma abordagem descritiva qualitativa com artigos encontrados no Google Acadêmico ou obras completas que agreguem valor a pesquisa científica realizada, de modo a atingir os objetivos e solucionar a questão proposta.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conceito de planejamento organizacional
Ao iniciar um empreendimento, faz-se necessário traçar as ações que devem ser realizadas para atingir os objetivos que se deseja atingir. Já para Oliveira (2009) o planejamento pode ser definido como um processo dividido em cinco esferas, quais sejam: o tema abordado; elementos do planejamento; tempo do planejamento; unidades organizacionais e, por fim, as características organizacionais.
A primeira esfera abrange pesquisas de mercado, produtos, finanças, os recursos humanos, materiais e está relacionada às funções que são desempenhadas pela empresa. Os elementos do planejamento abrangem os objetivos, estratégias, políticas, orçamentos, normas e procedimentos utilizados pela organização. Na terceira esfera refere-se ao tempo do planejamento, o qual pode ser de longo, médio ou curto prazo. Em relação às unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado, refere-se ao planejamento corporativo, de cada unidade estratégica da empresa como, por exemplo, de departamentos, de subsidiárias, dentre outras. Já quanto às características do planejamento, podem ser classificadas por complexidade ou simplicidade; qualidade ou quantidade; planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou dispendioso.
...