O PLANO DE BENEFÍCIO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
Por: putinhuzito • 16/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.638 Palavras (11 Páginas) • 379 Visualizações
Índice
1. Introdução 2
2. Objectivos 2
2.1. Objectivo geral 2
2.2. Objectivos específicos 2
3. Metodologia 3
4. PLANO DE BENEFÍCIO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES 4
4.1. Conceito de benefícios 4
4.2. Objectivos de benefícios 4
4.3. Conceito de benefícios sociais 5
4.4. Analise de beneficios sociais do lado de empregadores e dos empregados 5
4.5. Factores da origem e crescimento dos planos de servicos e benificios sociais 5
4.6. Tipos de beneficios sociais 6
4.7. Classificação dos benefícios sociais 6
4.7.1. Quanto a sua exigência 6
4.7.2. Quanto a sua natureza 7
4.7.3. Quanto a seus objectivos 7
4.8. Vantagens de benefícios sociais no seio organizacional 7
4.9. vantagens de benificios sociais no seio dos empregados 8
4.10. Tipos de serviços e benefícios sociais quanto aos seus objectivos. 8
4.10.1. Assistências 8
4.10.2. Recreativas 8
4.10.3. Supletivos 9
4.11. O marketing dos benefícios no ambiente organizacional 9
5. Conclusão 10
6. Bibliografia 11
Introdução
O estudo em causa, da Gestão de Recursos Humanos tem como tema Planos de Benefícios Sociais. Onde dentro dos planos de benefícios sociais falar-se-á de quase tudo concernente a este, especificamente do conceito e objectivos dos benefícios, conceito dos benefícios sociais, Analise de benefícios sociais do lado de empregadores e dos empregados, Factores da origem e crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais, tipos e classificadores dos benefícios sociais, Vantagens de benefícios sociais no seio organizacional e pessoal, tipos de serviços e benefícios sociais quanto aos seus objectivos e o marketing dos benefícios no ambiente organizacional.
Este trabalho tem o propósito de demonstrar a importância dos Benefícios Sociais, tanto para as empresas que os ofertam quanto para os empregados que os recebem, analisando os aspectos legais relevantes que dão amparo para a redução de custos com os tributos envolvidos de acordo com a legislação vigente. Para que o leitor possa seguir uma sequência lógica das ideias, se fez necessário um levantamento de informações em literaturas que dispõem acerca da legislação, bem como a descrição sobre os Benefícios Sociais propriamente ditos.
Objectivos
Objectivo geral
Analisar a importância dos Benefícios Sociais na redução de custos dos tributos das empresas e na vantagem para os colaboradores com o amparo da legislação.
Objectivos específicos
- Descrever o Sistema de Benefícios Sociais;
- Realizar uma pesquisa histórica sobre os benefícios, as leis trabalhistas e a legislação que regulamenta os Benefícios Sociais;
- Analisar o custo dos tributos, sob os aspectos legais para a empresa e pesquisar implementação de estratégias visando a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Metodologia
A metodologia empregada no trabalho foi a descritiva, com base em pesquisa teórica e bibliográfica.
Segundo LAKATOS1, a metodologia não procura soluções, mas escolhe as maneiras de encontrá-las, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas e filosóficas.
PLANO DE BENEFÍCIO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
Conceito de benefícios
Os benefícios são uma forma de remuneração indirecta que visa facilitar a vida dos funcionários que se não sendo proporcionados pela organização teriam que ser pagos integralmente com o próprio salário. Além disso, essas regalias e vantagens oferecidas pelas organizações poupam tempo, dinheiro e esforços das pessoas para poderem adquiri-los.
De acordo com Chiavenato, os benefícios devem satisfazer às diferentes necessidades humanas dos funcionários.
Estes benefícios incluem: Saúde e segurança, férias, pensões, planos de educação, descontos em produtos da companhia, etc.
Objectivos de benefícios
Os benefícios atingem dois grandes objectivos que são:
- Objectivos organizacionais
- Serem competitivas no mercado de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos empregados, melhorar o clima organizacional, reduzir a rotatividade de pessoal e o absenteísmo, facilitar a atracção e manutenção dos recursos humanos e aumentar a produtividade em geral.
- Objectivos pessoais
- Necessidades intrínsecas são as endógenas. Por exemplo: necessidades sociais, de relacionamento, de status, etc., e podem ser supridas pela organização graças às políticas sociais, valores culturais, práticas gerenciais e outras formas que privilegiem o atendimento desse tipo de necessidade. “Os principais factores higiénicos são: salário, benefícios sociais...” (CHIAVENATO, 2003. P.333);
- Necessidades extrínsecas são as exógenas. Por exemplo: incentivos financeiros, serviços, seguros, etc. Essas necessidades são satisfeitas pelas empresas por meio de “pacotes” (conjunto de benefícios), que, somados ao salário percebido pelo empregado, formam concretamente a sua remuneração.
Conceito de benefícios sociais
Segundo CHIAVENATO, os benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhe esforços e preocupação. Podem ser financiados, parcial ou totalmente, pela empresa. Contudo, constituem meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. Os benefícios sociais constituem um aspecto importante do pacote de remuneração.
...