PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO IDOSO DE VENCEDORES
Por: pofe • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 375 Visualizações
[pic 1]
PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO IDOSO DE VENCEDORES
Flavia Luciana Peron – RA 7581604056
Polo Rio Claro
2015
I - Marco Referencial : Populacão idosa do município de Vencedores
- – Marco Situacional:
O município de Vencedores conta com 17% de idosos em sua população, muitos deles sem nenhum tipo de renda .Contam apenas com atendimento de saúde básico,pois o município não conta com atendimento de medico Geriatra, em sua maioria são analfabetos e trabalhadores rurais , sem conhecimento de Programas de Assistência do Governo .
- - Marco Doutrinal:
O Projeto Social Melhor Idade, tem como objetivo atender as Políticas de Atenção a pessoa Idosa ( a partir de 65 anos), de acordo com o que determina a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8842 de 04-01-94).
- - Marco Operativo:
A criação deste projeto esta direcionada para a implementação de ações que propiciem ao idoso o reconhecimento de sua cidadania , buscando melhorar sua qualidade de vida.Pretende identificar junto aos familiares e idosos as dificuldades pessoais , sociais e de saúde que possam acarretar riscos a sua vida, buscando soluções adequadas individuais ou coletivas de acordo com a realidade de cada um.Orientar sobre seus direitos sócio assistenciais .
II – Diagnóstico: -
No município de Vencedores a população idosa, em sua maioria é constituída de trabalhadores rurais e analfabetos , por sua vez desconhecem os programas de Assistência aos quais tem direito, há portanto a necessidade de estratégias claras e objetivas , para orientação e inclusão dos mesmos.
III – Programação
3.1 – Objetivos
-Viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, proporcionando-lhe integração as gerações.
-Proporcionar melhoria na qualidade de vida as pessoas da Terceira idade orientando sobre seus direitos sócio Assistenciais.
-Utilizar as expressões artísticas, movimentos religiosos,, culturais e tradicionais de forma lúdica, como motivadores para elevar auto estima e gerar qualidade de vida, complementado-as com atividades sócio-educativas que permitam ao idoso conhecer seus direitos e consequentemente assegura-los.
3.2 Políticas e estratégias
-Criação do Plano Municipal de Assistência ao Idoso.
-Viabilizar junto a Secretaria de Saúde a contratação de médico Geriatra para o atendimento específico, ampliar e fortalecer programas destinados aos idosos no Centro de Saúde.
-Implantar junto a Secretaria de Educação programas de Alfabetização para idosos.
-Promover junto a Secretaria de Esportes e lazer atividades culturais para idosos, na condição de publico e ou produtor, veicular informações que estimulem o acesso dos idosos a eventos culturais.
3.3 Determinações gerais:
As atividades serão realizadas por equipe multiprofissional , com a formação de grupos para visitas domiciliares e acolhimento para orientação e encaminhamentos pertinentes a cada caso.
Construção de grupos que possibilite a troca de informações e atividades, bem como palestras educativas.
...