O PREGADOR FRACASSADO MAIS BEM SUCEDIDO DE TODOS OS TEMPOS
Por: Antônio Stênio • 3/8/2021 • Artigo • 644 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
Jonas, o pregador fracassado mais bem sucedido de todos os tempos
ou
Lições espirituais de Jonas
Você já leu o livro de Jonas? Vamos lê-lo agora!
Uma pequena análise literária: a pequena história de Jonas tem toda a estrutura de uma grande história: a ação rápida no início, a narração objetiva, o fantástico elemento do peixe, a perfeita desaceleração da narrativa, o aumento gradual da densidade dramática (progressivamente conduzindo o leitor para dentro da trama), a surpresa da revelação do verdadeiro motivo de Jonas para fugir do Senhor (o ódio aos ninivitas e o conhecimento do caráter do Senhor) e o final maravilhoso. É necessário fé para aceitar a história como real, devido aos elementos fantásticos. Jesus cita Jonas como exemplo e o dá como histórico (Mt 12:39-41).
Jonas é o tipo do cara comum com o qual nos identificamos. Ele não é nobre nem corajoso, ele parece com a gente. Ele foge do chamado de Deus, e é tão desajeitado o tempo todo. Deus o usa para salvar muitas vidas, em dois momentos na história. No primeiro, foi sem querer (no navio); no segundo, foi contrariado (Nínive). Até quando faz o certo, ele faz por motivos errados. Você certamente pode aprender lições com Jonas!
4 Lições espirituais que podemos aprender com Jonas (1 para cada capítulo):
1 – É impossível fugir do chamado de Deus. Se você tem fugido do chamado do Senhor para se converter, para um ministério, ou para ir a algum lugar, fazer alguma coisa, reconciliar com alguém, você só está perdendo tempo e se cansando. Ele vai te achar aonde você for (Sl 139). Renda-se, e comece a viver a melhor vida possível!
Lição simples, mas o fato é que há muitos “Jonas” pós-modernos hoje, vivendo algo parecido com a vida cristã, aplacando a consciência com um ministério qualquer, mas que sabem que não estão onde Deus os quer, fazendo o que Ele ordenou. Estão adormecidos no porão de suas vidas.
Quem sofre com isto? O mundo, chacoalhado de um lado para outro pela conseqüência de seus pecados e a omissão dos profetas de Deus. Cada um clama a seu deus, todos tentam se salvar, mas aquele que conhece o Deus verdadeiro está dormindo no porão!
2 – Muitas turbulências esperam aqueles que fogem do chamado de Deus. Deus fará o que for preciso para levar você ao propósito dEle. Mesmo que seja te colocar na barriga de um peixe, para que você tenha um tempo só pra Ele, e repense sua vida. Nossas melhores orações geralmente acontecem nos piores dias de nossas vidas.
3 – O propósito de Deus para sua vida não muda, não importa o que você faça com ela (Jonas 3:1). Nós desistimos das pessoas que nos desapontam, mas Deus não desiste de ninguém! O chamado e os dons de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29). Tudo o que você precisa fazer é ter uma conversa séria com o Senhor, e voltar ao centro da vontade dEle. Deus fará o peixe ter uma indigestão grave quando você estiver pronto a obedecer!
4 – Deus quer nos usar para salvar vidas, não por causa do nosso amor, mas pelo amor dEle. Deus é apaixonado pela humanidade. Mesmo a pregação forçada e relutante de Jonas foi capaz de produzir um avivamento maravilhoso! Deus rasga o coração e fala de seu amor por Nínive.
Nós não amamos as pessoas como Deus as ama. Na verdade, nós nem gostamos mesmo da maioria delas. Na maior parte do tempo estamos muito mais preocupados com nossas “aboboreiras” do que com a situação das pessoas ao nosso redor. Analise suas orações e você terá a prova! Mas precisamos pregar o Evangelho. Precisamos falar que Deus quer salvar as pessoas. Precisamos orar por avivamento em nossa cidade, nação e no mundo. Precisamos nos compadecer das multidões que estão indo para o inferno.
...