O PRÉ-PROJETO
Por: joedylla • 26/10/2015 • Projeto de pesquisa • 533 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DANIELA SILVA
JOEDYLLA ALCÂNTARA
A ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
CARUARU/PE
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DANIELA SILVA[pic 3]
JOEDYLLA ALCÂNTARA
A ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Métodos de Pesquisa em Administração.
Orientador: Professor Luiz Sebastião Júnior.
CARUARU/PE
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a ergonomia passou por diversos estudos e carrega consigo o poder de desvendar uma série de informações para a adequação do trabalho ao ser humano, como esse está sendo executado e como desenvolvê-lo de maneira eficaz tanto para a empresa quanto para o colaborador. Segundo Oliveira (2006), a ergonomia nada mais é do que adequar ou adaptar o local de trabalho ao trabalhador, visando evitar acidentes ou doenças profissionais.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Com o advento da Globalização, tornou-se cada vez notável a preocupação com a produtividade e a qualidade, gerando um reconhecimento gradual das boas condições de trabalho como essenciais (SILVEIRA e SALUSTIANO, 2012).
As empresas não precisam somente de equipamentos, mas também de pessoas para alcançarem seus ideais, ou seja, são elas que estão à frente de todo maquinário para a realização de atividades, por isso é de suma importância à preocupação com o bem estar físico e mental dos colaboradores (LUZ, ADJANE, 2013). Diante do abordado, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: verificar quais características ergonômicas os funcionários da empresa Provider conseguem observar na mesma.
1.2 PERGUNTA DE PESQUISA
O desenvolvimento de um bom trabalho depende diretamente de um conjunto harmonioso composto pelo trabalhador, equipamentos e locais adequados para realização das tarefas. Estes fatores integrados irão determinar um melhor desempenho das atividades, bem como, melhor utilização dos recursos disponíveis realização da atividade (PROENÇA et al., 1996).
A partir do problema de pesquisa apresentado, surge o seguinte questionamento: Quais características ergonômicas os funcionários da empresa Provider conseguem observar na mesma?
...