O Planejamento Organizacional
Por: Eduardo Alberto Storino de Moraes Jr • 11/12/2019 • Artigo • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 137 Visualizações
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Eduardo Alberto Storino de Moraes Jr¹
Vaneide Nunes de Brito²
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Planejar é determinar antecipadamente os objetivos a serem alcançados em uma situação específica, bem como os meios para alcança-los. Dentro da grande área do planejamento organizacional temos o planejamento estratégico. Este, pode nortear o caminho para o sucesso de uma empresa. Dentre os muitos fatores observados em um planejamento, alguns são cruciais, como por exemplo a otimização do tempo, sendo este um dos recursos mais valiosos à nossa disposição.
Um dos propósitos do planejamento é adquirir medidas para o ajuste das ações em relação ao seu plano, aumentando a probabilidade de que a empresa esteja preparada no momento oportuno. Chiavenato (1987, p. 447), descreve que o planejamento estratégico se refere à maneira pela qual uma empresa pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. É geralmente um planejamento global em longo prazo. O planejamento estratégico deverá ser elaborado de acordo com as características da organização e com alguma flexibilidade para readequação de novas estratégias, se necessário. Ele tem como objetivo definir de que maneira a organização utilizará os seus recursos, bem como o meio s para alcançar os objetivos propostos, com uma visão geral e a longo prazo.
O planejamento estratégico em sua elaboração possui três dimensões operacionais: o delineamento, a elaboração e a implementação. O delineamento compreende a estrutura metodológica do processo, bem como o profissional que irá auxiliar na elaboração, podendo ser um consultor ou um executivo da empresa. A elaboração fica com a obrigação de identificar as oportunidades e as ameaças do ambiente, avaliar os pontos fortes e fracos e sua capacidade de retirar vantagens das oportunidades, explicitar os objetivos e as metas a serem alcançadas e também desenvolver maneiras para realização das estratégias. Enquanto que a implementação envolverá os assuntos organizacionais, o sistema de informação, orçamentário, sistemas de incentivos, o treinamento e liderança necessária para desenvolver o processo e colocá-lo em prática. OLIVEIRA, 2009, p.3 9.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Análise SWOT
Várias ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar na elaboração do planejamento de uma empresa. Uma delas é a análise SWOT, podendo ser aplicada por empresas de pequeno, médio ou grande porte devido a facilidade e praticidade de aplicação. Pode ser usada também em processos de tomada de decisão.
[pic 1]
Fonte Disponível em: https://blog.sigecloud.com.br/analise-swot-em-4-passos/#content-gallery-0 Acesso em 03/07/2019 `as 17:38h
3.2. Quatro fases de uma análise SWOT:
3.2.1. Diagnóstico
Nesta etapa é importante lançar um olhar objetivo para a situação interna da empresa, determinando pontos fracos e pontos fortes, e para o cenário global, identificando as oportunidades e ameaças. É importante que todas as áreas da empresa sejam consideradas para o diagnóstico: administração, financeiro, recursos humanos, produção, marketing e comercial. É recomendável montar um quadro com essas observações para que elas sejam melhor visualizadas.
Pontos Fortes | Pontos Fracos | |
Oportunidades | ||
Ameaças |
3.2.2. Formulação de objetivos
Com as informações objetivas detectadas na primeira etapa, a empresa pode definir seus objetivos estratégicos. Aqui é importante estabelecer metas factíveis, prazos para os resultados e designar os responsáveis pelas ações. É importante que todos os níveis hierárquicos da empresa estejam alinhados aos objetivos.
3.2.3. Transformando ameaça em oportunidade
As ameaças, fatores externos que podem eventualmente afetar o desenvolvimento da empresa, não devem ser vistas sempre como má notícia. Os gestores precisam ter sabedoria para transformá-las em um benefício real. Há algumas condições para que a ameaça seja transformada em oportunidade: a empresa tem que ter visão estratégica para avaliar corretamente as ameaças como sendo oportunidades escondidas. A empresa precisa possuir recursos financeiros, materiais e humanos para poder executar as alterações necessárias, como o lançamento de um novo produto, por exemplo. E, por fim, é preciso agir rapidamente porque os concorrentes também podem ter visto a oportunidade
3.2.4. A nova análise SWOT
Como consequência da etapa anterior, a nova análise SWOT substitui o fator ameaça pelo fator tempo, definindo qual é o timing apropriado para efetuar as modificações necessárias nos produtos e serviços. Dessa forma, aconselha-se criar um novo quadro
Oportunidades | Oportunidades Médio/Longo Prazo | |
Pontos Fortes | ||
Pontos Fracos |
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A análise SWOT foi criada em formato de matriz para que seja elaborada e lida de uma forma mais intuitiva contendo algumas regras de fácil aplicação, onde os conceitos são:
...