O Planejamento da Ação Empresarial
Por: adriano silveira • 28/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 107 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A.
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Pedro
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PASSO FUNDO 2013
Pedro
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado na disciplina de Processos Administrativos na Atividade Prática Supervisionada do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo.
Prof. Valdecir Salles Azevedo
Passo Fundo 2013
Introdução
Qual o caminho a seguir? Muitas vezes encontramo-nos em situações que vamos poder optar por seguir em frente ou tomar outro rumo. Isso não acontece apenas em nossa vida pessoal, e sim em todos os fatos do dia-a-dia, principalmente em nossas empresas. Mas como saber qual é o caminho que será de sucesso?
Nesse trabalho abordaremos o Planejamento Estratégico. Vamos realizar pesquisas e compreender como que deve ser elaborado um relatório que poderá servir como um “manual” a ser seguido em busca das metas. Essa ferramenta vai ser de grande utilidade na escolha do caminho almejado. Para isso, vamos utilizar como exemplo uma Empresa Local especializada em telefonia. Através dos resumos do material pesquisado vamos colocá-los em prática com a elaboração de um Planejamento que terá como objetivo principal a busca pela eficiência e eficácia nos resultados.
Planejamento da Ação Empresarial
Muitos caminhos e escolhas a serem tomadas são os grandes problemas enfrentados pelos gestores das organizações. Vamos adquirir uma máquina nova ou contratar novos funcionários? Aquele funcionário vai controlar todo o setor de vendas ou apenas o vendas externas? Isso é fica muito mais difícil de decidir no caso da empresa não ter um planejamento traçado, com objetivo e plano de atuação no mercado.
Planejamento é um processo administrativo, através dele podemos determinar antecipadamente como os indivíduos irão se comportar em suas funções e quais serão os objetivos que a empresa quer alcançar. O Planejamento na organização nada mais é do que, decidir antecipadamente o que devemos fazer para alcançar os objetivos ambicionados.
[pic 1]
Fonte: http://modulotecadm.blogspot.com.br/2012/03/planejamento.html, Acesso em 01 de abr. de 2013.
O Planejamento administrativo é dividido em três tipos: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.
O Planejamento Estratégico (PE) é um conjunto de tomada determinada e ordenada de decisões envolvendo ações que afetam ou podem afetar a organização em prazos longos. Esse tipo de planejamento é desenvolvido pelos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, ou seja, no nível institucional.
O Planejamento Estratégico é um modelo de decisão, unificado e integrador que gera e demonstram termos empresariais como os valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, focadas em priorizar aonde serão aplicados os recursos. Também delimita os domínios de atuação da instituição, apresenta como a empresa vai se comportar para os fatos externos e como ela vai mudar a forma para se globalizar com esses acontecimentos sempre visando à manutenção da força da Organização. O PE engloba todos os níveis da empresa para a consecução dos objetivos maiores.
O PE determina fases, que devemos conhecer:
1º Determinação das metas da empresa;
2º Analise interna da organização;
3º Elaboração das alternativas estratégicas e opção da empresarial;
4º Formulação do PE;
5º Prática por meio de planos táticos e operacionais.
As principais metas da empresa podem ser aliadas em quatro categorias:
- O lucro, em todos os sentidos;
- O crescimento e fortalecimento da empresa;
- A segurança que corresponde o desejo da empresa;
- A autonomia ou independência;
A elaboração das estratégias pode ser feita dentro de padrões dependendo da situação interna e externa. As organizações podem criar estratégias ofensivas dependendo da relação com as demais partes.
O Planejamento Tático (PT), nada mais é do que, a função administrativa que se utiliza das metas ou objetivos elaborados no PO e visa fornecer condições racionais para que se organize e administre a empresa, seus departamentos e divisões, a partir de acontecimentos na situação atual e futura da empresa. Esse Planejamento é gerido pelo nível intermediário da empresa, coordenando o nível operacional baseando-se e colocando o PT em prática.
O Planejamento Operacional (PO) é a função administrativa que se preocupa com o que fazer e como fazer. O PO é caracterizado por estabelecer as tarefas e operações em curto prazo, ou seja, em caráter imediatista. Por ser de abrangência total aborda apenas a tarefa ou uma operação. Constitui-se de um número infinito de planos operacionais que se multiplicam nas mais diversas áreas e funções da empresa.
O PO é dividido em quatro tipos:
- Plano relacionado com método;
- Plano relacionado com dinheiro;
- Plano relacionado com tempo;
- Plano relacionado com comportamento.
O Planejamento Operacional, como já diz, é colocado em prática pelo nível operacional, eles receberão as informações do nível intermediário e colocara em prática na realização das suas respectivas funções.
Processo administrativo: Organização da ação empresarial
Para uma ação ser concretizada da melhor forma, é necessário que seja feito um planejamento na elaboração do mesmo. Assim funciona com uma ação empresarial. Precisamos reunir todos os recursos existentes, de conhecimento e pratico, para formar uma estrutura primaria para servir de base em todo o procedimento. Dispomos da palavra organização para expressar esse processo administrativo.
Existe dois distintos termos para diferenciar a palavra organização:
...