O Plano de Aquisição em Projetos
Por: Rogeriopv91 • 24/7/2021 • Resenha • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 112 Visualizações
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Plano de Aquisição – Um exemplo Prático
Contextualização do caso
Em tempos de pandemia, as indústrias farmacêuticas se destacam no mercado devido a alta demanda por medicamentos e vitaminas. No caso da Fontana, indústria farmacêutica instalada em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, não é diferente. Uma nova fábrica de comprimidos, denominada Sólidos III, será implantada, e visando aproveitar o ótimo momento do mercado, o prazo de execução foi reduzido à metade.
Mesmo possuindo uma equipe de engenharia e execução de obras qualificada, a urgência da entrega pede que grande parte dos serviços de engenharia, montagem e instalação sejam terceirizados. Uma dessas aquisições são os painéis elétricos da fábrica. Em outros tempos, os materiais necessários seriam comprados e o serviço de montagem seria realizado por uma equipe interna, que nesta obra em específico, se ocupará de outras tarefas.
Vale ressaltar que, apesar de comprar os painéis elétricos já montados, a equipe de engenharia possui um grande know-how nesta atividade, e tem competência para definir as características elétricas de cada painel.
Escopo da compra e critérios de aceitação
O escopo de compra dos painéis contempla o fornecimento de:
• Projeto elétrico executivo dos painéis;
• Todos os materiais necessários para montagem dos painéis;
• Serviço de montagem dos painéis;
• Testes e ensaios previstos em norma;
• Emissão de ART.
Alguns critérios de aceitação são:
• Necessidade de fornecimento especializado: Os painéis elétricos principais serão alimentados em alta tensão, e possuirão uma potência de curto-circuito extremamente elevada (alto risco). Daí, a necessidade de contratação de empresa especializada no ramo de alta tensão.
• Existência de fornecedores confiáveis: Painéis elétricos, naturalmente, possuem um alto risco veiculado, não apenas pelo risco de choque elétrico; o mal dimensionamento de um cabo ou dispositivo elétrico pode provocar o sobreaquecimento desses componentes, e consequente princípio de incêndio.
• Restrição de custo: Apesar da urgência e consciência do aumento de custos devido a terceirização de alguns serviços, existe um teto para aquisição dos referidos painéis;
• Restrição de prazo: Como já dito, o próprio motivo desta aquisição e a restrição de prazo. Por isso, o atentimento deste requisito é fundamental.
Tipo de contrato
Contrato de preço fixo: Como dito, a equipe de engenharia possui conhecimento suficiente para detalhar todo o escopo do projeto. Neste contrato não há remuneração de incentivo, visto que as empresas consideradas para esta cotação são homologadas na empresa e com bom histórico de performance.
Critérios obrigatórios e facultativos
Critérios obrigatórios (eliminatórios):
Empresa especializada na montagem de painéis de alta tensão;
Fornecimento de painéis certificados;
Profissionais com experiência mínima de 5 anos;
Fornecimento de projeto elétrico executivo;
Atendimento do prazo solicitado;
Fornecimento de ART.
Critérios facultativos (classificatórios):
Fornecimento de painéis com compartimentação tipo 2B; (Peso: 0,1)
Qualidade de montagem acima do esperado; (Peso: 0,2)
Posicionamento no mercado; (Peso: 0,2)
Melhores condições de pagamento; (Peso: 0,1)
Menor preço. (Peso: 0,4)
Cronograma e desembolso de pagamento
Cronograma básico:
03 semanas para emissão inicial do projeto executivo, e envio para avaliação (contratada);
01 semana para avaliação, e apontamento dos eventuais ajustes (contratante);
01 semana para realização dos ajustes apontados pelo cliente (contratada);
20 semanas para compra dos materiais e montagem dos painéis (a montagem dos painéis poderá ser iniciada logo após a entrega dos primeiros materiais);
01 semana para testes.
Desembolso do pagamento:
Após a emissão do projeto executivo revisado, adiantamento de 30% para compra dos materiais;
Pagamento de 50% após comprovação por fotos da montagem dos painéis;
Pagamento de 20% após aceite técnico no momento da entrega dos painéis na obra.
Riscos do processo
Alguns riscos do processo incluem:
Modificações no escopo da contratante no decorrer da aquisição: por se tratar de um tempo consideravelmente longo para montagem do painel, e possível que durante esse período hajam modificações no escopo provocadas, por exemplo, pelo acréscimo na quantidade de tomadas, luminárias ou motores da fábrica. Neste caso, será avaliada a possibilidade de alteração pela contratava sem alteração dos custos, ou a necessidade de um aditivo;
Qualidade de montagem dos painéis aquém do esperado: Na fase de montagem dos painéis, a contratada deverá enviar fotos a contratante, semanalmente, apresentando o trabalho realizado no período. Caso a qualidade seja inferior àquilo que rege as BPFs de painéis elétricos e ao que determina as normas regulamentadoras (NR-10, NR-12, NBR-5410, etc.), será previsto em cláusula específica a remanufatura dos problemas apontados;
Atraso na entrega dos materiais à contratada, por conta da
...